Com o aumento da popularidade dos carros automáticos no Brasil, a manutenção correta do câmbio se tornou fundamental para garantir o bom funcionamento do veículo e evitar gastos inesperados.

Um dos componentes mais importantes da transmissão de um veículo automático é o filtro de câmbio. Ele é responsável por filtrar as impurezas do fluido de transmissão, garantindo sua eficiência e prolongando a vida útil do câmbio.

Plinio Fazol, gerente de marketing e novos produtos da Tecfil, explicou para o AUTOTEMPO que a troca do filtro e do fluido no prazo recomendado pelo fabricante é essencial para evitar problemas como superaquecimento, desgaste excessivo das peças e até falhas completas no sistema.

"Trocar no prazo correto é fundamental, pois fluido e filtro contaminados podem provocar superaquecimento, desgaste excessivo nas peças internas do câmbio e até falhas completas no sistema", explica Fazol.

Sinais de que o filtro de câmbio precisa ser trocado

Entre os principais sinais de que o filtro de câmbio está saturado estão:

Dificuldade na troca de marchas: Trocas lentas ou dificuldade ao mudar de marcha.

Vibrações e trepidações: Principalmente ao acelerar ou desacelerar.

Ruídos anormais: Zumbidos ou sons metálicos vindos da área do câmbio.

Cheiro de queimado: Indica sobreaquecimento do sistema.
A importância de escolher peças de qualidade

Fazol alerta para a importância de utilizar peças originais ou de fabricantes confiáveis na hora de realizar a manutenção do câmbio.

“Cuidado com o famoso ‘o barato pode sair caro’”, alerta. O uso de componentes de baixa qualidade pode comprometer o sistema de transmissão e causar danos irreparáveis.