Após um 2024 marcado por lançamentos de diversas marcas chinesas, a tendência é que a ofensiva asiática se intensifique no Brasil em 2025.
Novas montadoras, como Leapmotor, GAC e Omoda & Jaecoo, chegam ao país, enquanto as subsidiárias da BYD (YangWang, Denza e Bao) e da GWM (Tank) também se preparam para estrear.
Além disso, as próprias BYD e GWM prometem ampliar suas linhas com modelos inéditos e produção nacional. Confira abaixo os principais destaques:
BYD: expansão com submarcas
BYD Sea Lion 05: Uma das novidades da marca no Brasil em 2025 deve ser o SUV híbrido plug-in baseado no sedã King, o Sea Lion 05 (foto abaixo). O modelo combina um motor 1.5 aspirado a um elétrico, entregando potência combinada semelhante aos modelos King e Song Pro.
BYD Bao 5: Da submarca Fang Cheng Bao, o SUV híbrido mescla (foto abaixo) elementos de design de Jeep Renegade, Bronco e Defender. Com 680 cv de potência combinada (motor 1.5 turbo a gasolina e dois elétricos) e bateria de 31,8 kWh, promete autonomia total de 1.200 km (ciclo chinês) e 125 km no modo elétrico.
BYD Denza: A submarca de luxo da BYD deve fazer sua estreia no Brasil em 2025 com dois modelos: uma minivan premium e um sedã com estilo shooting brake (Denza Z9, na foto abaixo), visando competir com o Porsche Panamera.
GWM: produção local e picape híbrida
GWM Poer: A picape média Poer, com produção nacional em Iracemápolis (SP), está prevista para 2025, e chegará para rivalizar diretamente com a BYD Shark. A Poer se destaca por seu sistema híbrido plug-in flex com mais de 400 cv de potência.
Tank 300 (GWM): SUV com design robusto e conjunto híbrido plug-in com 408 cv e mais de 76 kgfm de torque (motor 2.0 turbo a gasolina e dois elétricos).
Wey 07 (GWM): SUV de luxo com mais de 5 metros de comprimento e capacidade para seis ocupantes. O sistema híbrido plug-in entrega mais de 500 cv e 95,1 kgfm de torque (motor 1.5 turbo a gasolina e três elétricos).
Omoda & Jaecoo: as irmãs da Chery
Omoda 5: O SUV chegará em versões EV (elétrica, com 204 cv e autonomia de 450 km - ciclo WLTP) e MHEV (híbrida leve, com motor 1.5 turboflex de 160 cv, o mesmo do Caoa Chery Tiggo 7).
Jaecoo 7: SUV médio híbrido plug-in que competirá com BYD Song Plus e GWM Haval H6. A expectativa é que utilize um motor 1.5 turbo aliado a dois elétricos, com potência na casa dos 300 cv.
Outras novidades chinesas em 2025
Baojun Yep Plus: Apesar de nada confirmado, o SUV elétrico compacto com design quadrado, motor de 101 cv e autonomia de cerca de 400 km (ciclo chinês), tem chances de ser lançado no Brasil no ano que vem sob a chancela da General Motors.
Riddara RD6 (Radar/Geely): Picape elétrica com porte de Hilux, com opções de tração traseira ou integral e potências de 272 cv e 428 cv. Autonomia de mais de 500 km dependendo da versão.
GAC GS3: A nova marca chinesa deve desembarcar no Brasil com seu SUV compacto, equipado com motor 1.5 turbo de 177 cv e câmbio de dupla embreagem de sete marchas.
Polestar 3: Trata-se do SUV elétrico de luxo da marca pertencente ao grupo Geely, com plataforma do XC90 e até 517 cv de potência. Bateria de 111 kWh e autonomia superior a 600 km.