O Autotempo acelerou o Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2026, a versão mais completa do sedã compacto da marca italiana, com preço tabelado em R$ 119 mil.
Com atualizações pontuais no design, inspiradas no SUV Fastback, e melhorias na conectividade, o modelo mantém suas principais qualidades: o conforto da suspensão, o custo de manutenção acessível e o porta-malas que continua sendo o maior da categoria, com 525 L de capacidade.
Sob o capô, no entanto, a história é a mesma. O conjunto formado pelo motor 1.3 flex Firefly de até 107 cv e o câmbio automático CVT foca totalmente na economia de combustível e na suavidade ao rodar. O resultado é um carro agradável para o dia a dia na cidade.
No fim das contas, o Cronos Precision se equilibra entre a praticidade de um sedã familiar e as limitações de um projeto que já sente o peso da idade em pontos como segurança e acabamento.
5 razões para comprar
- Porta-malas grande: Com 525 L de capacidade, o bagageiro do Cronos continua sendo o maior entre os sedãs compactos. É um diferencial enorme para famílias que viajam com frequência ou precisam de muito espaço para as bagagens do cotidiano.
- Conforto ao rodar: A suspensão do Cronos tem um acerto que prioriza o conforto, absorvendo bem as irregularidades do asfalto brasileiro sem sacrificar a estabilidade. Somado à suavidade do câmbio CVT, a condução no trânsito urbano é muito agradável.
- Conectividade sem fio A central multimídia Uconnect de 7 polegadas agora oferece espelhamento com Android Auto e Apple CarPlay sem a necessidade de cabos. É um detalhe que simplifica a vida a bordo, tornando o uso de apps de navegação e música mais prático e seguro.
- Design atualizado As mudanças visuais foram discretas, mas eficientes. Os novos faróis full-LED e a grade frontal inspirada no Fastback deram um ar mais moderno e sofisticado ao sedã, que se destaca também pelas belas rodas diamantadas de 16 polegadas.
- Manutenção acessível A mecânica com o conhecido motor 1.3 Firefly é um ponto a favor no pós-venda. Trata-se de um conjunto mecânico confiável e com custos de manutenção e peças considerados acessíveis no mercado.
5 motivos para fugir
- Desempenho razoável: O foco do motor 1.3 Firefly e do câmbio CVT é a economia, não a performance. Com 107 cv e 13,7 kgfm de torque, o sedã fica devendo em subidas íngremes e ultrapassagens, principalmente com o carro carregado e o ar-condicionado ligado.
- Acabamento simples: Apesar dos bancos em couro (opcional), o interior do Cronos ainda abusa de plásticos rígidos por toda a cabine. A montagem é correta, mas a percepção de qualidade fica abaixo de alguns concorrentes diretos que oferecem materiais mais refinados ao toque.
- Segurança defasada: O Cronos Precision passou a oferecer quatro airbags de série (dois frontais e dois laterais), uma evolução bem-vinda. No entanto, rivais como Chevrolet Onix Plus e Hyundai HB20S já saem de fábrica com seis airbags em suas versões mais completas.
- Ergonomia limitada: Encontrar a posição ideal de dirigir pode ser um desafio para alguns motoristas. O motivo é a ausência do ajuste de profundidade da coluna de direção, um item simples, mas que faz muita diferença e já está presente na maioria dos concorrentes.
- Espaço traseiro ok: Apesar do entre-eixos de 2,52 m, o espaço para quem viaja atrás no Cronos é apenas adequado para dois adultos. Um terceiro passageiro no assento do meio se sentirá desconfortável por conta do túnel central elevado, que rouba espaço para as pernas.
Vale a pena comprar o Cronos Precision?
O Fiat Cronos Precision 1.3 CVT 2026 é uma compra racional e honesta. Ele entrega exatamente o que um motorista de sedã familiar valoriza: um porta-malas grande, rodar confortável e um pacote de equipamentos recheado, agora com o bônus da conectividade sem fio e de um visual mais caprichado.
É a escolha ideal para quem não faz questão de desempenho e usa o carro para as tarefas do dia a dia e viagens em família, sem gastar muito com combustível e manutenção.
Ficha técnica - Fiat Cronos Precision 2026
Componente | Especificação |
Motor | 1.3 Firefly, 4 cilindros, 8 válvulas, flex |
Potência | 107 cv (E) / 98 cv (G) a 6.250 rpm |
Torque | 13,7 kgfm (E) / 13,2 kgfm (G) a 4.000 rpm |
Transmissão | Automática CVT com 7 marchas simuladas |
Consumo (Inmetro) | Gasolina: 13,3 km/L (urbano) / 15,0 km/L (rodoviário) |
Dimensões (C x L x A) | 4,37 m x 1,72 m x 1,50 m |
Entre-eixos | 2.521 mm |
Porta-malas (L) | 525 L |
Peso | 1.190 kg |
Tanque (L) | 47 L |
Preço sugerido | R$ 119 mil |
Itens de série da versão testada
- Airbags frontais e laterais
- Ar-condicionado automático digital
- Câmera de ré com linhas dinâmicas
- Central multimídia UCONNECT de 7" com Android Auto e Apple Car Play sem fio
- Controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESC)
- Direção com assistência elétrica
- Faróis Full LED com assinatura DRL
- Faróis de neblina em LED
- Assistente de partida em rampa (Hill Holder)
- Monitoramento de pressão dos pneus
- Piloto automático (controle de cruzeiro)
- Chave presencial com partida por botão (Keyless Entry'n'Go)
- Quadro de instrumentos com tela TFT de 3,5 polegadas
- Retrovisores externos elétricos com rebatimento e função "Tilt Down"
- Rodas de liga leve diamantadas de 16 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro
- Volante multifuncional revestido em couro com regulagem de altura