A Stellantis e a chinesa Leapmotor oficializaram nesta terça-feira (14) uma joint venture para exportação, venda e fabricação de carros da Leap fora da China, com planos de expansão para a Europa, Oriente Médio, África, Ásia-Pacífico e América do Sul, incluindo o Brasil.
A Leapmotor iniciará suas operações na Europa em setembro de 2024, com o lançamento dos modelos T03 e C10 em 9 países: França, Itália, Alemanha, Holanda, Espanha, Portugal, Bélgica, Grécia e Romênia. Ambos os modelos também serão vendidos no Brasil, provavelmente a partir de dezembro de 2024.
A Leapmotor, que já havia anunciado planos de expansão para a Europa, terá no Brasil um dos seus principais mercados fora da China. A marca se junta à BYD e à Chery como as principais montadoras chinesas de veículos elétricos a apostar no nosso mercado.
Como são o T03 e o C10, da Leapmotor
O Leap T03 é um carro urbano compacto com espaço interno comparado ao Renault Kwid e movido por um motor elétrico de 95 cv. A autonomia do modelo, que chegará ao Brasil para encarar o BYD Dolphin Mini é de 265 km, no ciclo WLTP (europeu).
Já o Leapmotor C10 é um SUV com motor elétrico de 231 cv e autonomia de 420 km (no ciclo europeu). Ambos os modelos oferecem bom espaço interno e equipamentos de segurança como alerta de mudança de faixa e frenagem de emergência.
Detalhes dos modelos:
Leap T03
- Comprimento: 3,62 m
- Entre-eixos: 2,40 m
- Motor elétrico: 95 cv
- Autonomia: 265 km (ciclo europeu)
Leap C10
- Comprimento: 4,74 m
- Entre-eixos: 2,83 m
- Motor elétrico: 231 cv
- Autonomia: até 420 km (ciclo chinês)
A Leapmotor ainda não divulgou quais serão os próximos modelos a serem lançados no Brasil, mas a empresa já possui outros dois carros em seu portfólio: um sedã e o C110, outro SUV maior que o C10. A expectativa é que a marca traga pelo menos um novo modelo a cada ano nos próximos três anos.