TRANSPORTE

Frete rodoviário cai 0,5% em abril, mas deve subir por causa das inundações no RS

Em abril, preço médio do frete fechou a R$ 6,17, com pouca variação ante março, aponta Edenred Repom

Por Autotempo
Publicado em 22 de maio de 2024 | 14:24
 
 
 

O preço médio do frete por quilômetro rodado recuou 0,5% em abril, na comparação com março, fechando o mês a R$ 6,17, segundo o Índice de Frete Edenred Repom (IFR). A queda é reflexo da diminuição da demanda por transporte, em decorrência do fim das safras de soja e milho.

A produção de soja teve redução estimada de 5,2% em relação à safra anterior, enquanto a do milho apresentou queda estimada de 15,9%. Já o preço do diesel, principal componente do custo do frete, se manteve relativamente estável em abril, com alta de 0,5% para o diesel comum e de 0,3% para o diesel S-10.

Inundações no RS 

As inundações que atingiram o Rio Grande do Sul no final de abril podem ter um impacto significativo no preço do frete nos próximos dias.

Segundo Vinicius Fernandes, diretor da Edenred Repom, a perda parcial da safra de arroz do estado, estimada em 80% pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), e os problemas logísticos causados pelas chuvas podem levar a uma redução de 50% no volume de frete nas rotas de escoamento de cargas ligadas ao estado, como as BRs 290, 116 e 118.

O que esperar do preço do frete?

Com a diminuição da oferta de cargas e os desafios logísticos causados pelas inundações no RS, a expectativa é de que o preço do frete apresente uma alta nos próximos dias. O impacto da alta será maior nas rotas de escoamento de cargas do Rio Grande do Sul, mas também poderá ser sentido em outras regiões do país.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!