Após meses de expectativa, a nova Chevrolet Spin 2025 finalmente estreou no mercado brasileiro em abril deste ano. Foi a maior atualização da minivan desde seu lançamento em 2012.

Com um design renovado e mais tecnologia, o modelo melhorou para competir diretamente com rivais como o velho Renault Duster e o Citroën C3 Aircross, novidade no mercado.

A Chevrolet Spin 2025 está disponível em quatro versões, incluindo opções de cinco e sete lugares, tal como o novo rival C3 Aircross.

A versão de entrada, LT, é equipada com câmbio manual de seis marchas, enquanto as versões LT AT, LTZ e Premier (a top de linha) possuem câmbio automático. O preço da versão Premier, avaliada pelo Autotempo, é de R$ 144.990.

Design modernizado 

A nova Spin apresenta uma significativa modernização visual, alinhada à linguagem de design mais recente da Chevrolet. Cerca de 42% da carroceria foi modificada, com maior destaque para a dianteira.

A nova grade é maior, inspirada no SUV cupê Trax, vendido nos EUA. Os novos faróis foram divididos em duas partes e são full-LED desde a versão básica, com um facho de maior alcance, segundo a Chevrolet.

A Spin também traz novos para-lamas e rodas de liga leve de 15 ou 16 polegadas, variando conforme a versão, com acabamentos em preto ou dois tons.

Na traseira, as mudanças foram bem mais sutis. Mas a tampa do porta-malas foi reformulada, bem como o desenho interno das lanternas, agora em LED em todas as versões.

Interior repleto de novidades

O interior da nova Spin apresenta as mudanças mais notáveis. É o primeiro carro nacional da GM a adotar um quadro de instrumentos digital de 8 polegadas e uma central multimídia com tela de 11 polegadas, equipada com a nova geração do sistema MyLink.

A dupla tela digital unificada deu ares de modernidade à Spin, além de facilitar a ergonomia para o motorista. Além disso, a minivan oferece novas portas USB e USB-C, ar-condicionado digital e carregador de celular por indução (na versão Premier). Os bancos, com novo estofamento, ficaram mais confortáveis.

Mesmo motor, consumo melhor? 

A nova Chevrolet Spin manteve o motor 1.8 SPE/4 aspirado flex, com 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque com etanol e 106 cv e 16,8 kgfm com gasolina.

No entanto, a GM garante que recalibrou o motor e o câmbio para melhorar a dirigibilidade e a curva de aceleração. Apesar das melhorias, o desempenho nas retomadas ainda fica aquém de um carro com proposta familiar.

A fabricante afirmou que o motor 1.8 flex ficou até 11% mais econômico. Nos testes, porém, a média de consumo com etanol foi de 6,2 km/L na cidade, inferior à média oficial de 7,4 km/L. Com gasolina, a média urbana é de 10,5 km/L, subindo para 13,4 km/L na estrada.

Conforto e segurança aprimorados

A suspensão da Spin 2025 foi ajustada, aumentando a altura livre do solo para até 17,3 cm, melhorando a posição de dirigir e o conforto. O modelo também recebeu um tratamento acústico, tornando-a mais silenciosa. Em termos de segurança, a Spin oferece seis airbags, com o de cortina alcançando a terceira fileira na configuração de sete lugares.

A versão Premier inclui recursos avançados como partida do motor por botão, sensor de chuva, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão frontal com detecção de pedestres, alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e sensores de estacionamento.

Salto evolutivo

No geral, a Chevrolet Spin 2025 apresenta evoluções significativas em relação ao modelo anterior, mantendo elementos tradicionais como o motor, mas surpreendendo pelas novas tecnologias e design atualizado.

Com essas mudanças, a Chevrolet busca não só manter a competitividade frente ao Citroën C3 Aircross, mas também atrair novos consumidores, especialmente os fãs de SUVs.

Ficha técnica - Chevrolet Spin 2025 

  • Motor: 1.8 flex 8V, dianteiro, quatro cilindros em linha
  • Potência: 111/106 cv (etanol/gasolina) a 5.200 rpm
  • Torque: 17,7/16,8 kgfm (etanol/gasolina) a 2.600/2.800 rpm
  • 0 a 100 km/h: 10,2 s (etanol) e 10,7 s (gasolina)
  • Câmbio: Automático, 6 marchas; tração dianteira
  • Suspensão: McPherson, independente (diant.)/Eixo de torção (tras.)
  • Freios: Discos ventilados (diant.), tambor (tras.)
  • Dimensões: 4,42 m (C); 1,95 m (L); 1,69 m (A) e 2,62 m (entre-eixos)    
  • Porta-malas: 710 L (5 lugares)/ 553 L (7 lugares)
  • Consumo (Inmetro): Etanol: 7,3 km/L (cidade) e 9,3 km/L (estrada) Gasolina: 10,5 km/L (cidade) e 13,4 km/L (estrada)