A Volvo lançou nesta semana, no Brasil, o EX30, seu compacto premium com motor 100% elétrico, que promete ser um divisor de águas na história da montadora de origem sueca.
A marca de origem sueca já passou pelas mãos da Ford e, hoje, pertence ao grupo Geely, da China. É este o “pulo do gato”, a economia de escala, a mesma plataforma é usada em outros produtos, o que permite ao modelo ter preços competitivos.
Mas vale lembrar que tudo isso acompanhado da chancela Volvo, marca de prestígio com alto valor agregado.
A Volvo mantém operação de importação de seus automóveis para nosso mercado desde 1991. Tradicionalmente a segurança veicular sempre foi um dos pilares da Volvo, que há alguns anos vem investindo forte no universo da eletrificação.
E o EX30 será uma mola propulsora para esta consolidação. São ambiciosas as pretensões de venda do modelo, nada menos que 8 mil unidades até o fim deste ano.
Para conhecer melhor o carro, a convite da Volvo, o Autotempo fez uma viagem de São Paulo, capital, até Campos do Jordão, ida e volta, em um percurso total de 364 km pela rodovia Ayrton Senna.
Falar sobre o silêncio a bordo em um carro com motor elétrico soa como redundância, mas mesmo na rodovia o compacto faz jus a esta máxima.
Para ligar o motor basta encostar um cartão, fino como os usados nos hotéis, em um console abaixo da tela fixa de 12,3 polegadas que, na verdade, é uma central que comanda quase 100% das funções do carro.
Botão físico, esqueça. Apenas duas pequenas alavancas, uma para a marcha e outro para acionar a seta. Se o exterior traz um design moderno, mas sem os arroubos dos carros elétricos chineses, o interior é um caso a parte, impera o minimalismo.
É realmente uma experiência diferente, sendo preciso um tempo para entender como a “central de comando” vai poder te auxiliar na condução. Por exemplo, para ligar o ar-condicionado é necessário selecionar um ícone na parte inferior da tela.
Para mudar a temperatura, mais complexo ainda, uma vez que é preciso acessar um segundo menu. Até os retrovisores externos são ajustados no multimídia.
Assim que saímos das ruas e avenidas da capital paulista que dão acesso à rodovia Ayrton Senna, em direção a Campos do Jordão, foi possível sentir nas mãos o quanto é prazeroso guiar o EX30.
São 272 cv e 343 Nm de torque, entregues instantaneamente, o que torna segura as ultrapassagens com utilização de menor espaço para superar o carro da frente.
Segundo a Volvo, o EX30 acelera de 0 até 100 km/h em 5,7 segundos (na versão Core Single Motor) ou em 5,3 segundos (nas demais opções: Core Extended Range, Plus e Ultra).
Conforme o Inmetro, a versão Core Single Motor, com bateria de 51kW, tem autonomia de 250 km, enquanto as demais, equipadas com bateria de 69kW, têm 338 km.
Apesar de quase a totalidade do trajeto ter sido em pista com poucas curvas, foi possível sentir o ajuste da suspensão para nosso piso.
Em todas as quatro versões em oferta o Volvo EX30 traz todos os equipamentos de segurança que a marca oferece. São seis airbags, sistema de proteção contra impactos laterais, de mitigação de colisões e de prevenção de lesões na coluna cervical, ancoragem para cadeirinhas infantis (Isofix).
Faz parte da lista também: detector de fadiga do motorista, assistente de partida em rampas com controle de embalo em descidas, alerta de abertura de portas com sensor de presença, piloto automático adaptativo (ACC), alerta de ponto cego, de tráfego cruzado e de mudança de faixa com assistente de direção, entre outros.
Desde a versão de entrada, (Core) vem com duas portas USB-C na dianteira, mas, a partir da intermediária (Plus), adiciona mais dois atrás, além de carregador de celular por indução.
Tem também o poderoso sistema de som Harman Kardon (1.040 Watts), com 9 alto-falantes, soundbar e subwoofer. Vale ressaltar a falta de saídas traseiras para o ar-condicionado, um modelo premium com a estirpe sueca não poderia ficar devendo conforto aos passageiros do banco de trás.
O modelo Core (de entrada), parte de R$ 229.950 (com a bateria de 51 kWh e autonomia de 250km, segundo o Inmetro), mas o cliente pode optar pela bateria maior, de 69 kWh, que pode percorrer até 338 km com uma única carga, por R$ 20 mil adicionais no pacote Extended Range – que se torna padrão nas versões intermediária e top de linha.
No caso, a próxima da sequência é a Plus (R$ 277.950) seguida pela mais completa de todas, a Ultra (R$ 293.950).
O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.
Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!