Uma nova marca chinesa de carros elétricos vai chegar ao Brasil em breve. A Neta revelou seu planejamento para o país, onde o início das operações está previsto para o segundo semestre de 2024.

Três modelos em 2024

Antes do fim do ano, a Neta promete lançar três modelos, incluindo um na faixa de R$ 150 mil para encarar BYD Dolphin e JAC E-JS1. Os outros dois vão competir com os BYD Song Plus e Tan, ou seja, espere por valores em torno de R$ 250 mil e de R$ 400 mil a R$ 500 mil.

Tela vertical

O mais caro deles deve ser o Neta GT, que foi exibido durante o evento realizado em São Paulo. Com linhas bem modernas e esportivas, o cupê tem acabamento de boa qualidade e uma enorme tela vertical para a central multimídia. Por ora, a marca já abriu um escritório em São Paulo e vai começar suas atividades com veículos trazidos da China. A promessa, porém, é de fabricar carros no Brasil.

Localização

“Existe um time dedicado a essa operação na China apenas para definir localização e outros fatores”, afirmou Henrique Sampaio, diretor de marketing da Neta Auto do Brasil e que acumula passagens por Caoa Chery e Volkswagen. A marca não revelou onde ficará sua fábrica nem o local do futuro centro de logística. Sobre este segundo, a empresa disse que o “foco está em São Paulo”.

Gama de produtos tem sete modelos

A Neta trabalha com duas plataformas, a partir das quais fabrica sete modelos. Atualmente, estão em linha os compactos Neta V e Neta Aya, os SUVs Neta U, Neta X e Neta L, o esportivo Neta GT e o sedã Neta S. A fabricante diz que a autonomia dos carros pode chegar a 1.200 km, dependendo do modelo em questão.

Marca tem uma década de vida

A Neta Auto pertence ao grupo Hozon e surgiu há 10 anos em Xangai. Hoje são nove mil funcionários, dos quais três mil trabalhando na área de pesquisa e desenvolvimento. No mercado chinês, a Neta Auto mantém 538 lojas em 219 cidades. Até o fim de 2025, a meta é chegar a 1.000 concessionárias.

Tailândia é o maior mercado da Neta

Globalmente, a empresa diz ter vendido mais de 400 mil unidades. Além da China, a Neta está presente em 29 países pelo mundo. Seu maior mercado é a Tailândia, onde vendeu 13 mil veículos em 2023, quando terminou o ano na vice-liderança entre as marcas de carros elétricos. Nas Américas, a Neta tem filiais no México (onde também pretende construir fábrica) e agora no Brasil. Fora da China, a meta é construir 500 lojas até o final deste ano.