IMPACTO NEGATIVO

Enchentes no RS: Chevrolet, Toyota e Stellantis paralisam fábricas

Tragédia enfrentada pelo Rio Grande do Sul impacta a produção e a distribuição de veículos vendidos por pelo menos três montadoras no Brasil

Por Igor Veiga
Publicado em 08 de maio de 2024 | 19:01
 
 
 
normal

As fortes chuvas que castigam o Rio Grande do Sul nos últimos dias causaram transtornos não apenas para a população, mas também para a indústria automotiva. 

Ao menos três montadoras: Chevrolet, Toyota e Stellantis foram obrigadas a paralisar a produção de seus veículos devido ao impacto das enchentes.

Chevrolet: carros debaixo d'água

A Chevrolet foi a primeira a anunciar a paralisação da produção. A fábrica de Gravataí (RS), responsável pela produção dos modelos Onix e Onix Plus, está inundada e parte dos carros produzidos estão debaixo d'água, conforme apurou o Autotempo.

Imagem mostra uma unidade do Onix, na linha de produção, na cor laranja, na fábrica da GM em Gravataí (RS)
Produção do Onix e do Onix Plus está parada desde a última segunda-feira (6) - Foto:GM/Divulgação

O fabricante ainda não divulgou a extensão do prejuízo, mas a produção suspensa desde a última segunda-feira (6) seguirá parada ao menos até a próxima sexta-feira (10), paralisação que poderá ser estendida.

Toyota: Centro de distribuição inacessível

A Toyota também foi afetada pelas enchentes. O centro de distribuição da montadora em Guaíba (RS), que serve como porta de entrada para a picape Hilux e o SUV SW4, ambos modelos importados da Argentina, está inacessível por conta das inundações.

Na imagem, Toyota Hilux SRX Plus passa por cima de terreno com lama
Distribuição da Toyota Hilux, feita na Argentina, para as concessionárias no Brasil, também é afetada pelo desastre no RS - Foto: Toyota/Divulgação

A empresa ainda não sabe quando o local poderá ser reaberto, afetando a distribuição dos veículos para as concessionárias. "A Toyota do Brasil confirma que seu Centro de Distribuição em Guaíba foi impactado pela cheia na região Sul do país. Devido à inacessibilidade da área afetada, a dimensão dos danos ainda não pode ser determinada”, informou a montadora em nota.

Stellantis: Produção do Cronos parada

A Stellantis, por sua vez, foi obrigada a suspender a produção do Fiat Cronos na fábrica de Córdoba, na Argentina. A medida foi tomada devido à falta de entregas de fornecedores localizados no Sul do Brasil, que estão com suas operações comprometidas pelas enchentes.

Imagem mostra a linha de produção do Fiat Cronos, em Cordoba, na Argentina
Produção do Fiat Cronos está paralisada em Cordoba, na Argentina - Foto: Stellantis/Divulgação

"Senhores, boa tarde: Informamos que devido à falta de entregas de nossos fornecedores localizados no Sul do Brasil, em decorrência das enchentes na região, somos obrigados a suspender a produção pelo resto da semana em ambos os turnos", diz o comunicado interno recebido na última terça-feira (7) pelos colaboradores da Stellantis em Cordoba, na Argentina.

A expectativa é de que a paralisação da produção do Cronos, importado para o Brasil, deva se estender pelo menos até a próxima segunda-feira (13).

Impacto no mercado

 A paralisação da produção das três montadoras deve ter um impacto no mercado automotivo brasileiro. A Chevrolet e a Toyota são líderes de vendas em seus respectivos segmentos, e o Fiat Cronos é um dos modelos mais vendidos no país.

A falta desses veículos nas concessionárias pode levar a um aumento nos preços e a um maior tempo de espera para os consumidores, conforme apurado pelo Autotempo.

Siga o Autotempo no Instagram e não perca:

  • Testes drives exclusivos;

  • Lançamentos de carros;

  • Dicas de manutenção;

  • Notícias do mercado;

  • E muito mais!

Clique aqui para seguir: Instagram do Autotempo

 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!