Com exclusividade em Minas, o Autotempo teve a oportunidade de testar o carro com tração 4x4 mais acessível do Brasil, o Jimny Sierra, que tem preço inicial de R$ 142.990.
A convite da Suzuki, participamos da etapa mineira do Suzuki Day 2024, um evento gratuito e beneficente da marca japonesa, organizado desde 2013. O objetivo do evento é reunir entusiastas da marca para trilhas off-road por todo o país.
O Suzuki Day, realizado em dois dias, sábado e domingo, oferece duas categorias de trilhas: a “Numa Boa”, para percursos mais leves, e a “Numa Adrena”, para trajetos mais radicais.
O Autotempo optou pela categoria “Numa Boa” devido à presença de iniciantes na nossa "equipe" off-road, utilizando o Jimny Sierra 4Style automático, versão quase top de linha do modelo, vendida a R$ 191.990.
Design retrô para o autêntico off-road
Importado do Japão, o Jimny Sierra está na sua quarta geração e é o único modelo da Suzuki vendido no Brasil. Seu design quadrado, com faróis redondos e lanternas traseiras no para-choque, remete aos clássicos dos anos 70, como o antigo Suzuki Samurai.
Equipado com motor 1.5 a gasolina e câmbio automático de quatro marchas, o Jimny Sierra entrega 108 cv de potência e 14,1 kgfm de torque, adequados tanto para uso urbano quanto para as trilhas mais desafiadoras.
Como anda o Jimny Sierra?
No trânsito urbano, o Jimny Sierra 4Style mostrou-se confortável, com direção leve e suspensão bem calibrada. Seus pneus, embora não sejam específicos para off-road, proporcionam viagens mais silenciosas.
A média de consumo, segundo o Inmetro, é de 12,9 km/L na estrada e 12,3 km/L na cidade, com nosso teste registrando 10,7 km/L em percurso misto.
Durante o Suzuki Day, o Jimny Sierra demonstrou sua capacidade off-road, superando obstáculos com facilidade graças à sua altura livre do solo de 21 cm e bons ângulos de ataque (37°), de saída (49°) e de transposição (28°).
Com tração traseira no modo 4x2 e três modos de tração selecionáveis por meio de uma alavanca manual, o veículo provou ser ideal para aventuras fora de estrada.
Pontos fracos do valente
O espaço interno do Jimny Sierra é limitado, com porta-malas de apenas 85 litros, mas os bancos traseiros rebatíveis aumentam a capacidade de carga.
O interior é simples, com destaque para a central multimídia de 7 polegadas da JBL, ar-condicionado digital e computador de bordo. Em termos de segurança, o Jimny Sierra oferece o básico: airbags duplos, controle de estabilidade e tração, Isofix para cadeirinhas e freios ABS com EBD.
Versatilidade aprovada
Em suma, o Suzuki Jimny Sierra pinta como uma escolha mais emocional do que racional para quem busca um autêntico 4x4 raiz, com foco na simplicidade, robustez e capacidade off-road.
O preço a partir de R$ 142.990 segue convidativo, tornando o modelo o 4x4 mais acessível do Brasil, e perfeito para quem quer curtir a adrenalina das trilhas sem abdicar do conforto no dia a dia.
Suzuki Jimny Sierra 1.5 4Style
- Motor: 1.5 a gasolina, 16V, 4 cilindros em linha
- Potência: 108 cv a 6.000 rpm
- Torque: 14,1 kgfm a 4.000 rpm
- Câmbio: automático de 4 marchas (tração 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida)
- Suspensão: eixo rígido com molas helicoidais (na frente e atrás)
- Freios: disco sólido (dianteiros), tambor (traseiros)
- Direção: elétrica
- Pneus/rodas: 195/80 aro 15
- Dimensões: 3,64 m (C); 1,64 m (L); 1,72 m (A) e 2,25 m (entre-eixos)
- Peso: 1.135 kg
- Tanque: 40 L
- Porta-malas: 85 L
- Consumo (Inmetro): 12,3 km/L (cidade); 12,9 km/L (estrada)