Pioneira na venda de carros híbridos plug-in no Brasil, a Volvo se viu diante de um desafio: a necessidade de ampliar a infraestrutura de recarga para suportar a crescente demanda por veículos elétricos no país. 

Diante da falta de investimento conjunto por parte de outras montadoras, a empresa sueca decidiu implementar uma nova estratégia: a partir de 10 de julho, cobrará R$ 4 por kWh para recargas em seus eletropostos rápidos para veículos de outras marcas.

Taxas extras além do valor por kWh

Além do valor por kWh, a Volvo cobrará duas taxas adicionais com valores fixos: a taxa de conectividade (R$2,50) será uma cobrança será única, quando inicia a recarga do carro elétrico.

Haverá também uma taxa de ociosidade, que será de R$5 por minuto, com tolerância de 15 minutos e cobrança a partir do 16º minuto, apenas em carregadores rápidos em rodovias. Esta última será aplicada inclusive para clientes da própria Volvo.

Donos de Volvo não pagam

Vale ressaltar que a cobrança não se aplica aos donos de veículos da Volvo, que continuarão a ter acesso gratuito à recarga em seus eletropostos rápidos.

A empresa também está investindo na instalação de novos carregadores DC, com o objetivo de alcançar um total de 101 pontos de recarga rápida no Brasil.

Sustentabilidade dos investimentos

A medida, segundo a Volvo, é necessária para garantir a sustentabilidade dos investimentos da empresa na rede de recarga, que já conta com mais de 1.000 pontos em todo o país.

"Ajudamos a pavimentar a eletrificação no Brasil e é gratificante acompanhar a consolidação crescente desse projeto que vai muito além da nossa marca. Com isso, é esperado que a infraestrutura para atender os veículos elétricos amadureça cada vez mais", afirma Marcelo Godoy, presidente da Volvo Cars Brasil.

Estratégia para o futuro 

A decisão da Volvo é vista como um passo importante para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil. Ao incentivar o investimento na infraestrutura de recarga, a empresa espera contribuir para a expansão do mercado de veículos elétricos no país e, consequentemente, para a redução das emissões de gases poluentes.

"Nosso objetivo é oferecer um futuro melhor para a mobilidade elétrica no Brasil. Com a nossa rede de eletropostos Volvo, já conseguimos conectar trajetos de mais de 2 mil km, como de Foz do Iguaçu (PR) ao litoral norte do Rio de Janeiro", exemplifica Guilherme Galhardo, head de eletrificação da Volvo no Brasil.

Ações para investimento conjunto

A Volvo garante que também está buscando o diálogo com outras montadoras para discutir a criação de um plano conjunto para a expansão da infraestrutura de recarga para veículos elétricos no Brasil. "Se quiserem 'entrar no pacto', está aberta para conversar", afirma a empresa.