Belo Horizonte se destacou como a quinta cidade brasileira que mais emplacou veículos eletrificados em 2024, demonstrando um crescimento significativo na adoção de tecnologias mais limpas. A expansão da infraestrutura de recarga contribuiu para essa evolução, segundo a ABVE.

Os veículos plug-in, que incluem os 100% elétricos e os híbridos plug-in, lideraram o mercado em 2024, com um crescimento de 140% em relação ao ano anterior.

As 5 cidades que mais emplacaram elétricos em 2024:

1. São Paulo: 56.819 unidades
2. Brasília: 16.061
3. Rio de Janeiro: 7.864
4. Belo Horizonte: 6.226
5. Curitiba: 6.182

Os 5 Estados que mais emplacaram elétricos em 2024:

1. São Paulo: 24.435
2. Brasília: 16.061
3. Rio de Janeiro: 12.841
4. Paraná: 12.056
5. Santa Catarina: 11.500

É elétrico, ou não?

O ano de 2024 marcou um novo recorde para a eletromobilidade no Brasil, com 177.358 veículos eletrificados emplacados. No entanto, a inclusão de micro-híbridos, com menor impacto ambiental, gerou debates sobre a definição de "veículo eletrificado".

Excluindo esses modelos, o crescimento ainda foi expressivo, com 173.530 emplacamentos. A ABVE avalia que alguns dos novos modelos que estão sendo lançados no mercado como híbridos, a rigor, não podem ser considerados eletrificados.

Eles não apenas não oferecem ao consumidor as vantagens de dirigir um verdadeiro veículo elétrico, como têm pouca ou nenhuma contribuição à redução de gás carbônico (CO²) e outros gases do efeito estufa emitidos na atmosfera.

Por tais motivos, a partir dos números de janeiro de 2025 (que serão divulgados no começo de fevereiro), a ABVE deverá incluir em suas estatísticas mensais de eletrificados apenas os veículos que atendam a alguns requisitos técnicos mínimos.

Novos critérios e tabelas separadas

Dentre esses requisitos, serão considerados: voltagem da bateria, tração elétrica, potência mínima da bateria e contribuição efetiva à redução das emissões de poluentes.

Ainda assim, todas as categorias de veículos híbridos, mesmo as que não atendam aos requisitos mínimos, terão suas estatísticas de vendas publicadas mensalmente pela ABVE, porém em tabelas separadas.

“A ABVE cumprirá seu dever de transparência e não deixará de divulgar os números da evolução de vendas das diferentes tecnologias de veículos elétricos e híbridos” – concluiu Ricardo Bastos.

Eletropostos em expansão

A ampliação da rede de recarga e a maior oferta de modelos disponíveis impulsionaram essa categoria. Segundo a Tupi Mobilidade, empresa associada da ABVE, no início de dezembro já havia mais de 12.000 pontos de recarga públicos e semi-públicos espalhados por todo o país.

“Foi um ano espetacular para a eletromobilidade, um ano de crescimento sustentável e números muito expressivos” – disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.