A fabricante brasileira Lecar revelou, nesta semana, os detalhes técnicos da picape Campo, prevista para chegar ao mercado em 2026 para competir com Fiat Strada e Volkswagen Saveiro.


Com pré-venda aberta por R$ 159.300, a reserva pode ser feita no site da marca com pagamento de 10% do valor total (R$ 1.593).


Evento de estreia


A versão apresentada está próxima do modelo de produção, com destaque para o para-choque dianteiro. O público poderá ver a Lecar Campo ao vivo, na Fenasucro & Agrocana 2025, entre 12 e 15 de agosto, em Sertãozinho (SP). A escolha do evento reforça a aposta da marca no etanol como combustível-chave.

 

Após abandonar planos de carros elétricos, a Lecar investiu em um sistema híbrido flex inédito no segmento. O conjunto combina o motor 1.0 turbo flex da Horse (usado no Renault Kardian) com propulsor elétrico de 165 cv e 26,3 kgfm (fornecido pela WEG).


O motor a combustão funciona apenas como gerador, sem conexão direta com as rodas, a tração fica totalmente a cargo do elétrico no eixo traseiro.


Desempenho e economia recordes


A Lecar Campo teve sua ficha técnica divulgada com os seguintes números: 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e uma autonomia de 1.000 km com um tanque de 30 litros de etanol, equivalendo um consumo médio de 33,3 km/L.


Com 4,50 m de comprimento, a picape tem caçamba de 1,35 m (900 L) e capacidade de carga de 650 kg. A Lecar Campo trará suspensão independente nas 4 rodas (sem feixe de molas), freios a disco com ABS nas quatro rodas e chassi monobloco.



Design futurista


A Lecar Campo terá para-choques em DCPD (material leve e ultra-resistente), maçanetas retráteis e rodas de 17 polegadas diamantada e faixa de LED contínua interligando as lanternas traseiras.


A montadora promete um pacote inédito em picapes compactas com itens como 6 airbags, piloto automático adaptativo (ACC), assistente de frenagem de emergência e manutenção em faixa, além de alerta de ponto cego.


A fábrica da Lecar, em Sooretama (ES), planeja iniciar suas operações em agosto deste ano. As entregas das primeiras unidades da Lecar Campo e do cupê Lecar 459 só começam em 2026.