O mercado automotivo brasileiro, que em 2024 apresentou uma robusta recuperação impulsionada pela retomada da economia pós-pandemia, deve desacelerar em 2025.

A Fenabrave, entidade que representa as concessionárias de veículos, projeta um crescimento de apenas 5% nas vendas para este ano, totalizando 2,77 milhões de unidades.

A expectativa é bem mais moderada em comparação com os 14,1% de crescimento registrados em 2024. Segundo a Fenabrave, o aumento das taxas de juros e as incertezas da economia brasileira são os principais fatores que devem frear o avanço do setor neste ano.

"Diante das incertezas e variáveis da macroeconomia para 2025, a Fenabrave projeta um crescimento moderado para todo o setor de veículos neste ano", afirmou Arcelino Junior, presidente da Fenabrave.

Ano de 2024 x projeções para 2025

Segundo a Fenabrave, o ano de 2024 foi marcado pela recuperação do mercado automotivo, com 2,63 milhões de veículos emplacados. A oferta de crédito, a diversificação de produtos e a manutenção dos estoques foram fatores que contribuíram para esse resultado positivo.

Para 2025, além do crescimento de 5% nas vendas de automóveis, a Fenabrave projeta um aumento de 10% nas vendas de motocicletas e de 5% no volume de vendas de implementos rodoviários.