A Nissan adotou uma estratégia comum no mercado automotivo: reposicionar uma geração anterior para conviver temporariamente com a nova.


O Kicks Play estreou em fevereiro como versão mais acessível do SUV compacto, enquanto a nova geração do Kicks estreou no Brasil por "salgados" R$ 164.990.



O que é o Nissan Kicks Play?


O Kicks Play é essencialmente o modelo anterior do SUV com pequenas atualizações. O Autotempo testou a versão top de linha, chamada Advance Plus, oferecida por R$ 148.090, valor competitivo frente a rivais mais novos.



Quais as mudanças no visual?


As alterações estéticas no Kicks Play foram mínimas:

  • Novo logo da Nissan na dianteira
  • Badge "Play" na traseira
  • Mesmo design desde o facelift de 2021


O interior do Kicks Play muda algo?


Infelizmente não. O painel mantém a tela de 7 polegadas e o sistema multimídia de 8 poleadas, com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto, somente via cabo. O acabamento em couro na versão Advance Plus ajuda, mas o design já mostra idade, é o mesmo desde 2016.



Motor perdeu potência?


O motor 1.6 do Kicks Play foi recalibrado para atender as normas de emissões, mas manteve sua potência perdendo um pouco de torque apenas:

  • Gasolina: 110 cv e 14,9 kgfm (antes 15,2 kgfm)
  • Etanol: 113 cv e 15,2 kgfm (antes 15,3 kgfm)



Na prática, o câmbio automático CVT trabalha mais para compensar, aumentando as rotações em situações onde antes não era necessário, fazendo o barulho na cabine ser maior.


Como é a dirigibilidade?


A suspensão do agora velho Nissan Kicks continua como um dos principais pontos positivos do SUV. Muito bem equilibrada entre conforto e estabilidade.


Ao volante, o maior desafio mesmo aparece em retomadas e ultrapassagens, especialmente com o SUV mais carregado.


Vale a pena comprar o Kicks Play top?


A resposta depende do seu perfil. A versão de entrada do Kicks Play, a Active Plus, sai por R$ 117.990, e oferece uma melhor relação custo-benefício. Você perde alguns itens, mas economiza R$ 30 mil na compra.


Pontos positivos

  • Preço mais acessível que concorrentes novos
  • Bom espaço interno e porta-malas
  • Suspensão confortável


Pontos negativos

  • Design interno ultrapassado
  • Motor com desempenho limitado
  • Falta itens como faróis LED e ar-condicionado automático



Para quem faz sentido o Kicks Play?


Apesar do visual defasado, ainda mais com a chegada da nova geração do SUV, o Kicks Play segue como uma boa opção de compra, sobretudo pelo preço.


É provável que o Kicks Play se despeça do mercado dentro de poucos anos, mas para quem não se importa muito com isso, vale a pena o investimento.


Mas se você valoriza tecnologia e desempenho, melhor em pensar em juntar mais uma grana para investir na nova geração do Kicks ou partir para outros SUVs compactos com preço mais em conta.