A Nissan apresentou oficialmente nesta terça-feira (17) a terceira geração do Leaf, seu SUV 100% elétrico. Com previsão de chegada aos Estados Unidos no fim de 2025, o modelo promete avanços em autonomia, carregamento e tecnologia embarcada.
O novo Nissan Leaf oferece duas opções de baterias refrigeradas a líquido: 52 kWh (com motor elétrico de 176 cv de potência e 35 kgfm de torque) e outra, de 75 kWh (com motor elétrico de 217 cv e 36,1 kgfm de torque).
Autonomia de até 487 km
A maior delas permite autonomia estimada de até 487 km (no ciclo europeu), segundo a Nissan. Em carregadores rápidos, é possível repor de 10% a 80% da carga em cerca de 35 minutos.
Nos EUA e Canadá, o novo Leaf passará a contar com conector padrão NACS, compatível com carregadores Tesla Supercharger. Um planejador de rotas inteligente fornecerá informações em tempo real sobre a autonomia e pontos de recarga mais próximos.
Design renovado
O visual do novo Nissan Leaf segue o estilo japonês futurista da marca. Destaques incluem o símbolo "Nissan" aplicado ao design interno e externo, coeficiente de arrasto de até 0,25 e uma silhueta inspirada em fastbacks, com rodas de 19” e maçanetas embutidas.
Na frente, há luzes diurnas que moldam o painel em V, com versões que trazem barra de LED e logotipo iluminado. Na traseira, lanternas com efeito holográfico em 3D reforçam o visual moderno.
Interior tecnológico
O interior traz piso quase plano graças à plataforma CMF-EV, e um painel horizontal com aparência flutuante. Os displays digitais podem ser duplos de 12,3” ou 14,3”, variando por versão e região.
Há ainda sistema de som Bose integrado aos encostos de cabeça e o primeiro teto panorâmico translúcido da Nissan, com controle térmico por botão, ao estilo dos modelos da Porsche e Mercedes-Benz.
Desempenho mais eficiente
Segundo a Nissan, o conjunto elétrico do novo Leaf é 10% menor em relação à antiga geração do SUV e proporciona 75% menos vibração em relação ao modelo anterior.
O novo Leaf traz tecnologias como sistema de monitoramento inteligente 3D e um modo de visualização do capô do carro por meio de câmera.
Em mercados selecionados, o SUV irá adotar também um novo sistema de manutenção inteligente de distância dos veículos, que calibra o nível da frenagem regenerativa automaticamente.
Energia externa
Algumas versões do Leaf incluem tomadas de 120V na cabine e porta-malas, com potência total de 1500 W para alimentar equipamentos fora do carro. Um adaptador V2L também estará disponível.
No Japão, o recurso Vehicle-to-Home (V2H) permite que o carro alimente eletrodomésticos ou receba energia solar. Já na Europa, o modelo será compatível com Vehicle-to-Grid (V2G), que poderá devolver energia à rede elétrica no futuro.
O novo Leaf será fabricado no Japão e no Reino Unido. Mais detalhes sobre preços e versões serão anunciados quando o lançamento se aproximar em cada mercado.