Um divisor de águas na história da Nissan no Brasil, que poderá ser contada em duas etapas, uma antes e outra de depois do Novo Kicks. O SUV, que chega em sua segunda geração, fará a marca japonesa viver um momento disruptivo desde sua estreia no país. Não que até aqui a fabricante tenha decepcionado seu consumidor, pelo contrário, mas são tantos os predicados do modelo, que terá seu lançamento comercial no próximo dia 03 de julho, que não considero precipitada essa avaliação.
Versões
Lançado há quase dez anos o Kicks ainda mostrava fôlego, prova disso são as 60 mil unidades comercializadas no ano passado. Talvez seja por isso que a montadora japonesa tenha mantido em oferta, como modelo de entrada na linha do SUV, a opção Play, com a carroceria da primeira geração. Agora, com esse lançamento ficou assim o atual portifólio: Sense, Advance, Exclusive e Platinum. Cada versão surge com seu pacote de equipamentos específicos.
Maior e mais confortável
Comparado à versão de primeira geração o Novo Kicks cresceu, ficou mais comprido, largo e alto, o que proporcionou o aumento do entre-eixos para 2,65 m, o que reflete em espaço para os ocupantes, mesmo aqueles com estatura mais elevada que se sentam no banco traseiro, é muito bom. E o conforto no assento traseiro ainda é reforçado com a mesma solução inovadora e exclusiva que a Nissan já adota normalmente nos bancos dianteiros de seus carros: a tecnologia Zero Gravity.
Visual atualizado
No primeiro contato o modelo já diz a que veio. Seu visual renovado é contemporâneo e ao mesmo tempo arrojado. Importante ressaltar aqui a harmonia do conjunto frente. Os faróis dianteiros contam com luzes diurnas em filetes e toda a iluminação usa LEDs. Já a traseira se destaca pelo spoiler no teto, antena tipo tubarão e lanternas de LED aplicadas na moldura preta que se sobressai em toda a parte de trás do carro. Essa peça divide a tampa do porta-malas em dois segmentos, além de harmonizar com o para-choque e caixas de rodas traseiras. Outro ponto que chama a atenção são as rodas desenvolvidas para o modelo, que tem aro 19 nas versões Exclusive e Platinum, tamanho inédito em um modelo desse segmento.
Por dentro do Novo Kicks
Se o exterior é inteiramente novo, de pára-choque a pára-choque, por dentro não poderia ser diferente. A começar pelo painel, que dispõe de uma tela para acomodar os instrumentos e outra para o sistema de infoentretenimento, ambas de alta definição, uma ao lado da outra. Para as versões Sense e Advance, a tela é de 7 polegadas, enquanto na Exclusive e na Platinum são de 12,3 polegadas, totalizando uma área de 24,6 polegadas. Novidade na linha 2026 é o teto solar panorâmico, com abertura e fechamento com acionamento elétrico.
Motor agora é turbo
Agora, assim como seus oponentes que disputam o segmento e buscam a liderança de marcado, o Novo Kicks passa a ser empurrado, também, por um propulsor turbo, o conjunto mecânico, motor e câmbio é o mesmo já utilizado no Renault Kardian, mas segundo a Nissan, com calibração diferenciada. O bloco é de 1.0 litro, turbo de 3 cilindros e 12 válvulas com injeção direta. Esse motor desenvolve 125 cv de potência, com etanol, e 120 cv, com gasolina, ambos a 5 mil rpm. O torque é de 22,4 kgfm a 2.500 rpm, com etanol, e 20,4 kgfm a 2 mil rpm, com gasolina. Outro destaque relevante é a transmissão, que é de de dupla embreagem DCT banhada a óleo, mesmo sistema utilizado pela Nissan em carros como icônico GT-R. Com ela, as mudanças de marchas ficam mais rápidas. O modelo conta também com sistema Stop/Start, que liga e desliga o motor em congestionamentos, paradas no sinal e religa automaticamente ao retomar a aceleração.
Segurança a toda prova
O modelo se destaca pelos equipamentos de segurança, que são, no total, 23, fazem parte do “escudo de segurança” Nissan Safety Shield, um conjunto de sistemas avançados que monitoram, respondem e protegem. Entre outros o Novo Kicks traz alerta avançado de colisão frontal (PFCW); alerta de tráfego cruzado traseiro (RCTA); alerta inteligente de atenção do motorista (DAA); alerta inteligente e assistente de prevenção de mudança de faixa (LDW+LDP); faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA); sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS); visão 360° e detector de objetos em movimento (AVM + MOD) e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro. Para terminar, o Novo Kicks, como dissemos no começo deste texto, está mais do que apto para enfrentar concorrentes que hoje estão entre os mais vendidos e são os queridinhos deste segmento de SUVs.