O compacto já viveu dias melhores no Brasil, para ter uma ideia da importância deste produto para o mercado em geral e para a Chevrolet em particular, ele, simplesmente, há alguns anos, destronou o então líder, o descontinuado VW Gol, do primeiro lugar em vendas, depois do alemão ocupar a posição por longos vinte e cinco anos. Daí em diante se firmou como número 1, até que veio a pandemia e com ela o já esquecido desabastecimento de componentes, no caso específico do modelo americano, a falta de semicondutores. Isso comprometeu de tal forma a produção que a planta gaúcha da montadora, em Gravataí (RS), que por alguns meses a linha foi paralisada.
Hora de mudar
E como diz o velho ditado, “quem vai ao ar, perde o lugar”. Aproveitando o momento a concorrência tratou logo de se atualizar e depois disso o Onix, mesmo se destacando entre os mais vendidos do mercado, viu a liderança escapar de suas mãos, no último mês de julho ocupou a sétima posição com 7.689 unidades comercializadas. Vale ressaltar que o compacto, em suas duas opções de carrocerias oferecidas, hatcback e sedã (Onix Plus), mantiveram sem alterações significativas desde 2019 e era mesmo a hora de corrigir a rota.
Virtual Cockpit
As mudanças foram pontuais, mas sutis, na dianteira o para-choque ganhou maior ângulo de ataque para evitar danos em obstáculos. As luzes diurnas LED foram integradas aos faróis, abandonando a posição inferior anterior, enquanto as laterais exibem novo grafismo das rodas, principalmente na versão esportivada, a RS. Visto por trás são quase que imperceptíveis às alterações. Mas ao entrar no carro o consumidor verá que se trata, de fato, de um modelo renovado, começando pelo “virtual cockpit” formado pelo painel de instrumentos digital de 8”, multimídia de 11” com as telas no mesmo nível. A forração dos bancos também é nova e alguns acabamentos se destacam.
Motores seguem os mesmos
Pequena redução de potência para atender as normas de legislação, no mais nada diferente no trem de força que empurra o Onix. As opções com motor aspirado seguem com o bloco de 1.0 l, três cilindros, com 80 cavalos para gasolina e 82 quando é o etanol que esta no reservatório. A transmissão é a manual de seis velocidades. Os modelos superiores trazem o 1.0 turboflex de três cilindros, de 115 cavalos de potência e 16,8 kilos de torque, nesta configuração o câmbio pode ser manual ou automático com conversor de torque e seis velocidades.
Sem mistérios
Em um longo e detalhado relato executivos da Chevrolet explicaram as muitas incógnitas que cercam o assunto que envolve a correia dentada, que é a mesma que equipa a picape Montana e o SUV Spin, mas apenas no Onix se transformou em uma “dor de cabeça” que necessita de esclarecimentos. Durante todo o tempo de duração da apresentação da nova linha a engenharia da montadora não se furtou a responder e dirimir qualquer dúvida dos jornalistas.
“Ataque cibernético”
Os motores seguem equipados com a correia dentada banhada a óleo, sistema apontado por clientes da marca nas redes sociais como culpado por quebra prematura dos propulsores no modelo. Ai um parênteses, didaticamente foi relatado que esses “ataques cibernéticos” não tem respaldo e comprovação de quem os faz que se utilizam de perfis inexistentes que não conseguem ser rastreados.
Voltado ao tema
Em resposta à demanda, a engenharia da GM liderou o desenvolvimento de uma nova geração do óleo da correia do Onix, com composição química mais resistente à acidez e à contaminação por agentes presentes em óleos vencidos ou de baixa qualidade. A montadora reforçou ainda a importância de seguir a recomendação do uso do lubrificante especificado no manual do veículo, assim como da troca preventiva da correia dentada banhada a óleo do Onix a cada 240 mil km. Desde novembro de 2024, a GM estendeu a garantia da correia dentada do Onix também para 240 mil km.
Preços das versões
Oferecido em sete configurações, são esses os preços dos modelos: 1.0 MT por R$ 99.990, 1.0 turboflex MT por R$ 107.290, 1.0 turboflex AT por R$ 112.990, LT 1.0 turboflex automática por R$ 118.290, LTZ 1.0 turboflex automática por R$ 123.490 e Premier 1.0 turboflex automática por R$ 129.190. As três primeiras, 1.0 MT, 1.0T MT e 1.0T AT se enquadram no programa Carro Sustentável, e tem IPI zerado.