A Toyota confirmou nesta quinta-feira (17) seu novo SUV compacto para o Brasil: o Yaris Cross. Com um ano de atraso em relação à primeira previsão, o modelo será lançado em outubro de 2025, para competir diretamente com Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e Nissan Kicks.

O grande destaque do Yaris Cross será a oferta de uma versão híbrida plena (HEV). Este sistema inédito combina um motor 1.5 aspirado flex com um elétrico. A potência combinada deve chegar a 110 cv.

O câmbio automático será o mesmo já utilizado nos híbridos Corolla e Corolla Cross. Com a motorização híbrida, o Yaris Cross chegará com a promessa de fazer média de 30 km/L.

Versão a combustão

As versões de entrada terão motor 1.5 aspirado flex, oferecendo 110 cv e 14,3 kgfm, associado a um câmbio CVT, uma evolução do conjunto usado nos antigos Yaris hatch e sedã.

O Yaris Cross usa a plataforma DNGA (simplificação da TNGA). O SUV mede 4,31 m de comprimento, com entre-eixos de 2,62 m, 1,77 m de largura e 1,62 m de altura. O porta-malas oferece satisfatórios 471 L.

Acabamento e segurança

Apesar do interior simples, o Yaris Cross terá bom nível de tecnologia embarcada com itens como tela flutuante de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, quadro de instrumentos parcialmente digital e freio de estacionamento eletrônico. O teto solar panorâmico será opcional.

O pacote de segurança promete seis airbags, sensores de estacionamento e parte do Toyota Safety System (TSS), o nome do pacote ADAS da marca japonesa, incluindo frenagem autônoma e alertas de ponto cego e saída de faixa.