A Toyota anunciou nesta semana o início dos testes para adaptar sua motorização híbrida plug-in para funcionar com etanol, uma novidade que pode transformar o cenário dos veículos híbridos no Brasil.
Além disso, a Toyota confirmou sua intenção de produzir carros com esse sistema no país como parte de seus investimentos futuros, embora o ciclo de investimentos ainda não tenha sido oficialmente anunciado.
Testes iniciais com o RAV4
Os testes iniciais estão sendo realizados com um modelo RAV4 no laboratório da Toyota no Brasil. A base para essa adaptação é o sistema híbrido flex já utilizado nos modelos Corolla e Corolla Cross, que combina um motor 1.8 com um propulsor elétrico, entregando 122 cv de potência e uma bateria de 1,3 kWh.
Isso representa uma diferença significativa em relação ao sistema de 306 cv do RAV4 Prime, que atualmente não é compatível com etanol e possui baterias maiores de 18,1 kWh.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, expressou otimismo sobre os testes, destacando o potencial do híbrido flex para reduzir as emissões de CO², desde a produção do etanol até o uso nos veículos. Além disso, ele enfatizou que a produção nacional dessa tecnologia fortalecerá a cadeia de fornecedores, beneficiando toda a indústria automotiva brasileira.
Rumo à produção nacional
Chang também mencionou que esse projeto faz parte de um plano mais amplo para produzir carros híbridos plug-in flex no Brasil, embora não tenha divulgado detalhes sobre os modelos específicos.
Atualmente, a tecnologia PHEV (veículo híbrido plug-in) é utilizada nos modelos RAV4 e Prius da Toyota, com planos de expansão para mais veículos da marca nos próximos anos, como uma alternativa aos veículos totalmente elétricos.
A montadora está atualmente em meio a um ciclo de investimentos que inclui a produção do inédito Yaris Cross em Sorocaba (SP), previsto para iniciar a fabricação em 2024.