De uns anos para cá o assunto da eletrização faz parte de dez entre dez rodas de conversas sobre automóvel, ainda assim são muitas as dúvidas que pairam sobre o assunto. As principais são o preço elevado, claro, a capacidade de sua bateria em relação autonomia e por fim a incerteza quanto às possibilidades de recarregamento para rodar distâncias mais longas. Por tudo isso que para o mercado brasileiro os veículos híbridos, que combinam motor a combustão e elétrico, oferecem maior segurança ao consumidor ao mesmo tempo em que mantém a proposta da sustentabilidade em alta. Com o é o caso do Toyota Corolla Cross, que ganhou novidades relevantes na linha 2025, principalmente na dianteira, no interior e corrigiu o acionamento do freio de estacionamento, que antes era feito empurrando um anacrônico pedal do lado esquerdo e passou a utilizar um sistema elétrico/eletrônico através de um botão no console.  


Topo de gama

 AUTOTEMPO avaliou o modelo em sua versão topo de gama, a XRX, empurrada pelo mesmo motor híbrido do irmão com carroceria sedã, que é composto por um conjunto de três motores, um a combustão, aspirado, de 1.8 flex. e dois motores elétricos. O sistema híbrido, conhecido como Hybrid Synerg Drive, gerencia o funcionamento destes propulsores de forma inteligente, priorizando a eficiência, sobretudo a economia. O modelo oferece quatro modos de condução: Normal, Eco, Power e Elétrico (EV). O modo EV permite dirigir em baixas velocidades usando apenas a energia elétrica da bateria, com autonomia limitada. Os outros modos ajustam a resposta do acelerador e a entrega de potência para otimizar a economia de combustível ou o desempenho.


Visual

O design do modelo foi desenvolvido na Tailândia e guarda a reserva e discrição comum aos japoneses, sem arroubos em suas linhas, diferente dos chineses que estão invadindo nossa praia. Vale ressaltar que o modelo atual (2026) recebeu mais equipamentos, como o Panoramic View Monitor (visão 360º) e uma nova central multimídia de 10 polegadas, além da possibilidade de estender a garantia para até 10 anos. O modelo também recebeu o Toyota Serviços Conectados, que permite ao proprietário consultar o status do veículo, histórico de viagens e outros dados via aplicativo. No visual nada novo, a grade dianteira que sobressai e quebra o estilo conservador. Faróis dianteiros nesta versão XRX são em LED, e além deles destacarem um tom azulado para chamar atenção para motorização híbrida, o logotipo Toyota, tanto na dianteira como na traseira seguem no mesmo estilo.


Carta na manga

O Corolla Cross é um SUV do segmento dos médios e encara uma dura disputa com o líder desta faixa, o Jeep Compass e o também o “esquecido” VW Taos. Como carta na manga, para compensar o fato de ter sido o último a ser lançado, o modelo japonês inova ao oferecer o sistema híbrido. O conjunto entrega um motor um 1.8l VVT-i 16V, com 101 c.v de potência quando abastecido com etanol e  14,5 kgf.m de torque, combinado com dois motores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. Juntos rendem cerca de 123 c.v. para empurrarem os 1.450 quilos que pesam o modelo. 


Consumo como destaque

Ainda que seu desempenho com a potência do motor de 123 cavalos não chegue a comprometer, está muito aquém de seus players no segmento, o Jeep Compass e o Volkswagen Taos, que são produzidos apenas com motor flex. Mas como um trunfo o Corolla Cross tem ineditismo do moderno sistema que combina o motor a combustão com o elétrico e o baixo consumo de combustível, que o coloca na prateleira de cima neste quesito. Durante o tempo que durou nossa avaliação usamos apenas gasolina e o computador de bordo registrou 15 km/l em circuito misto de teste. Ponto negativo é o tamanho do reservatório que comporta apenas 36 litros de capacidade.


Em resumo

Ótimo nível de acabamento com o emprego de bons materiais, macios ao toque no painel e conforto para quatro passageiros, mas para um trecho de curta distância um quinto pode ser acomodado com limitado conforto. Nesta versão o banco do motorista tem regulagens elétricas. O porta-malas comporta 440 litros, acionamento elétrico e o bom isolamento acústico merece ser ressaltado, ainda que o barulho do motor a combustão, quando mais exigido costuma invadir o habitáculo. O volante é revestido em couro, e assim como ele o comando do ar digital, o quadro de instrumentos, a manopla de câmbio são os mesmos aplicados no modelo de mesmo nome com carroceria sedã. 


Por dentro

O painel de instrumentos do XRV Hybrid dispõe três mostradores, sendo um circular, no centro, onde visualiza o velocímetro e o nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, onde exibe ao motorista o conta-giros e o indicador do sistema híbrido e o termômetro do motor para ambas abaixo do semicírculo. Para completar a lista de equipamento do modelo, iluminação ambiente e teto solar elétrico, com movimentos de basculamento e retrátil e acionamento elétrico por um toque com função antiesmagamento.

 

Segurança 

O modelo vem equipado com sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia , linhas guias dinâmicas, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC). Completam a lista: sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e sistema universal Isofix para fixação de cadeirinhas no banco traseiro com ancoragem de três pontos.