A produção da principal fábrica automotiva do Uruguai foi afetada por um incêndio ocorrido na sexta-feira (18). As chamas destruíram parte da planta da Fábrica Nordex-Ernesto Soler, localizada nos arredores de Montevidéu, no Uruguai. Não houve feridos e uma investigação foi aberta para verificar os motivos do incêndio. 

Neste local, são fabricados modelos de diferentes marcas, como Ford Transit, Peugeot Expert, Citroën Jumpy e Kia Bongo, que são vendidos no Brasil e países vizinhos. 

O grupo Stellantis - responsável por Citroën, Peugeot, fiat e várias outras marcas automotivas - é dono de 49% da fábrica. A produção da Nordex ocupa uma área de 7.200m² e emprega cerca de 900 pessoas. O grupo não foi prejudicado pelo incêndio, mas a produção do Ford Transit teve de ser paralisado. 

“A Ford confirma um incêndio na planta da Nordex em Montevideo, Uruguai, onde se produz a linha Transit para a América do Sul. Por sorte não houve feridos nem vítimas fatais. O corpo de Bombeiros está trabalhando no local e a causa do incidente está sob investigação. Estamos à espera de uma avaliação completa para definir os próximos passos”, disse a Ford em um comunicado.