A Audi está de volta ao jogo dos esportivos de verdade. Com a aposentadoria do icônico TT e do superesportivo R8, a marca das quatro argolas sentiu na pele a falta de um modelo apaixonante, focado puramente no desempenho. Mas esse vácuo está com os dias contados.
Revelado nesta quarta-feira (3), o Audi Concept C dará as caras pela primeira vez no Salão de Munique, na Alemanha, neste mês.O carro-conceito não é apenas um exercício de design: é a prévia do que será o próximo esportivo de produção da marca, com chegada ao mercado marcada para 2027.
Segundo a fabricante, o conceito está "surpreendentemente próximo" do carro que chegará às ruas. Mais do que um novo modelo, o Concept C representa um marco na história do design da Audi, inaugurando uma nova linguagem de design que influenciará todos os futuros lançamentos da marca.
Design ousado: menos é mais
A primeira olhada no Concept C é um choque. A linha é purista, agressiva e incrivelmente limpa, eliminando qualquer elemento supérfluo.
A traseira é a prova máxima dessa ousadia: a janela traseira foi completamente removida, uma solução arrojada vista em pouquíssimos modelos, como o Polestar 5. Outra inovação que chama a atenção é o teto rígido conversível, uma estreia para a Audi.
A marca ainda não confirmou se ambas as características chegarão ao modelo de produção, mas a mensagem é clara: a Audi quer se destacar com um design corajoso e desconectado das demais marcas do Grupo Volkswagen.
Foco no motorista
Dentro da cabine, a regra do "menos é mais" continua, mas sem abrir mão da tecnologia e do luxo, característicos da marca. O painel é ultra limpo, dominado por uma tela central de 10,4 polegadas que pode ser escondida no painel quando não estiver em uso.
A grande vitória, para os entusiastas que cansaram de telas sensíveis ao toque, está no volante. A Audi trouxe de volta botões físicos com cliques audíveis, feitos de alumínio, que transmitem uma sensação tátil de qualidade superior.
Performance elétrica
A Audi foi reticente com os detalhes técnicos do Concept C, mas revelou algumas informações. O conceito foi desenvolvido sobre uma plataforma específica para esportivos e terá opções de tração traseira ou integral (Quattro).
O grande destaque é o peso: apenas 1.690 kg, um número extremamente competitivo para um carro 100% elétrico, que promete uma dirigibilidade ágil e envolvente.
Irmão dos Porsche elétricos? Talvez
Rumores do mercado sugerem que o esportivo final pode compartilhar sua arquitetura com a nova geração elétrica do Porsche 718 Boxster e Cayman.
Enquanto os Porsche terão um DNA mais focado no desempenho bruto e nas pistas, espera-se que o Audi seja mais confortável, luxuoso e voltado para o uso diário, mantendo, porém, a diversão ao volante.
Se a ousadia do conceito se manter até 2027, a Audi não apenas preencherá a lacuna do R8 e do TT, mas redefinirá sua identidade para uma nova era. E para os fãs de carros esportivos, é uma notícia mais que bem-vinda.