A Chevrolet colocou as cartas na mesa e lançou oficialmente no Brasil nesta segunda-feira (8) o Spark EUV, seu primeiro SUV totalmente elétrico pensado para incomodar as marcas chinesas.
Na verdade, o Spark EUV nada mais é que o Baojun Yep Plus, compacto elétrico chinês criado a partir da parceria da GM com as montadoras chinesas SAIC e Wuling.
A princípio, o SUV elétrico virá ao Brasil inteiramente importado da China. Mas ainda neste ano, o Spark EUV começará a ser produzido no Brasil, em regime SKD, na antiga fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará.
No Brasil, a promessa do Spark EUV é clara: ser a porta de entrada para quem quer um SUV elétrico sem precisar vender um rim. O novo modelo custa R$ 159.990 e chega para brigar diretamente com o BYD Dolphin. Mas será que ele entrega o que promete? Essa é a faísca que faltava na sua garagem?
Como é o Spark EUV?
O coração do Spark EUV é um motor elétrico que fica na dianteira. Ele entrega 101 cv de potência e 18,4 kgfm de torque. O que isso significa na prática?
Sabe aquela agilidade para sair do semáforo ou fazer uma ultrapassagem rápida na cidade? O torque é imediato, então basta pisar no acelerador que ele responde na hora, sem aquele "delay" dos carros a combustão. É uma sensação bem divertida e segura.
A energia do Spark vem de uma bateria de 42 kWh do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato). Pense nela como uma tecnologia mais moderna e segura, que tende a durar mais ciclos de recarga.
Segundo o Inmetro, a autonomia oficial do Chevrolet Spark é de 258 km. Pode parecer pouco para alguns, mas vamos ser honestos: para o uso diário na cidade, de levar e buscar os filhos na escola, ir ao trabalho e ao supermercado, é mais do que suficiente.
A Chevrolet diz que, com a ajuda da regeneração de energia (que funciona como um freio-motor que recupera carga), dá para passar dos 300 km em trânsito urbano.
Uma boa notícia é a garantia da bateria: 8 anos ou 160 mil km, o que vier primeiro.
E a recarga? Demora muito?
Esse é um ponto-chave para quem pensa em ter um carro elétrico. O Spark EUV oferece duas opções de recarga da bateria:
- Recarga em casa (AC): Usando um carregador de parede (wallbox) de até 6,6 kW, você completa a bateria durante a noite, sem estresse. É como carregar o celular.
- Recarga rápida na rua (DC): Em um eletroposto com corrente contínua de até 50 kW, a coisa muda de figura. A GM promete que ele vai de 30% a 80% de bateria em apenas 35 minutos.
O que o Spark traz de tecnologia e segurança? É bem equipado?
Aqui a Chevrolet caprichou sobretudo em relação ao maior rival, o hatch elétrico BYD Dolphin. O Spark EUV vem com um pacote chamado Chevrolet Intelligent Driving, que é basicamente um copiloto eletrônico. Ele inclui:
- Piloto automático adaptativo (ACC): Ele não só mantém a velocidade, como também freia e acelera sozinho conforme o carro da frente se desloca. Uma mão na roda no trânsito pesado.
- Assistente de permanência em faixa: Se você se distrair e o carro começar a sair da pista, ele te dá um alerta e corrige a trajetória suavemente.
- Frenagem automática de emergência: Detecta uma colisão iminente com o carro da frente e freia sozinho para evitar ou diminuir o impacto.
Além disso, o novo 100% elétrico mais barato da Chevrolet à venda no Brasil traz: farol alto automático, câmera 360° (ótima para manobrar em vagas apertadas), seis airbags e freio a disco nas quatro rodas.
O interior tem um painel digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. E ainda tem um tal de "Modo DJ" para ouvir rádios do mundo todo. Moderninho, não?
O espaço interno é bom? E o porta-malas?
Com 4 m de comprimento, ele tem o tamanho de um SUV compacto, ele é menor que o hatch Onix, mas apenas no comprimento.
O espaço interno do Spark é muito bem aproveitado. Por ser um elétrico, o vão entre as rodas dianteiras e traseiras é maior, tendo um entre-eixos de 2,56 m.
O porta-malas traseiro tem 355 L, um bom número para a categoria, similar ao de muitos hatches compactos. Se precisar de mais espaço, rebatendo os bancos, o volume salta para 916 L.
E tem um bônus: um compartimento dianteiro (onde ficaria o motor a combustão) com mais 35 L, perfeito para guardar os cabos de recarga ou uma mochila, por exemplo.
O Spark EUV também foi pensado para as nossas ruas. Apesar de não ser um 4x4, tem bons ângulos de ataque (22°) e de saída (32°). Traduzindo: ele encara valetas, lombadas e rampas de garagem com mais facilidade que um carro baixo, sem raspar o para-choque.
Design e acabamento são destaques
O visual é um ponto forte do Spark EUV. Ele tem uma carroceria no estilo "caixote", bem robusto e carismático, com iluminação toda em LED e rodas de 16 polegadas.
A Chevrolet apostou em cores vibrantes, como Amarelo Canário e Azul Atlântico, que podem vir com o teto em cor contrastante, dando um toque de modernidade.
O acabamento interno acompanha a cor externa, podendo ser claro ou escuro. É um carro que chama a atenção por onde passa.
Ficha técnica – Chevrolet Spark EUV
- Preço: R$ 159.990
- Motor: elétrico, dianteiro, 101 cv e 18,4 kgfm
- Bateria: 42 kWh (LFP)
- Recarga: 6,6 kW (AC) e 50 kW (DC)
- Autonomia (Inmetro): 258 km
- Tração: Dianteira
- Suspensão: McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
- Freios: Disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
- Pneus: 205/60 R16
- Dimensões: 4 m (comprimento), 1,76 m (largura), 1,72 m (altura), 2,56 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 355 L (+35 L dianteiro)
- Velocidade máxima: 150 km/h
Principais itens de série do Spark EUV
- Farol e lanternas Full LED com luz de neblina integrada
- Painel digital de 8,8" e multimídia de 10,1"
- Apple CarPlay e Android Auto
- Bancos do motorista com ajuste elétrico
- Ar-condicionado digital com ajuste elétrico
- Chave presencial inteligente com função de cenas
- Smart Welcome
- Freio de mão eletrônico com auto hold
- Direção com assistência elétrica e ajuste de altura
- 3 modos de condução
- Retrovisores externos com rebatimento elétrico
- Rodas de liga leve 16" com pneus 205/60R16
- Carregador portátil 220V (2,8 kW)
- 6 airbags (frontal, lateral e de cortina)
- Frenagem automática de emergência
- Alerta de colisão com frenagem automática de emergência
- Alerta de saída de faixa
- Assistente de permanência em faixa
- Controle de cruzeiro adaptativo
- Assistência do veículo em curva
- Assistência para centralização em faixa
- Inibição de saída involuntária de faixa
- Assistência para desvio de emergência
- Destravamento das portas em caso de impacto
- Sensor de pressão dos pneus
- Câmera 360°