O mundo sobre rodas é acelerado, não pode parar. Depois de Paris sediar sua mostra automobilística no mês passado, voltamos nossas atenções para a cidade de São Paulo, onde acontecerá, a partir de amanhã – se se estendendo até o próximo dia 18 –, a 30º edição do Salão do Automóvel. Esta é a maior e mais importante exposição de automóveis da América do Sul.

Será a segunda edição da mostra automobilística em novo espaço depois que o antigo local (Anhembi) se tornou pequeno e desconfortável diante o crescente número de público que a feira atrai.

A distância que separa o Parque do Ibirapuera, onde aconteceu a primeira edição do Salão do Automóvel, em 1959, do São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, atual local da mostra paulista de automóveis, não é tão grande quando comparada ao desenvolvimento tecnológico porque passou a indústria automobilística nestes quase 60 anos de sua existência no Brasil.

História

Relatam os que viveram aqueles já remotos tempos e que ainda hoje são ligados ao assunto que, nos antigos salões, a mudança do formato dos faróis dianteiros, por exemplo, constituía o ponto alto de um novo carro, batizado, assim, como o modelo do ano.

Talvez o diferencial entre estas duas épocas possa se dimensionar, de uma maneira mais evidente, não pelo aspecto dos carros, mas pelo conjunto que forma sua capacidade propulsora, muito mais espantosa do que qualquer agregado estilístico. Quem, naqueles primórdios da indústria brasileira na produção de automóveis, poderia supor ou até mesmo admitir a substituição do derivado do petróleo como elemento propulsor de um veículo auto-móvel?

Atualmente, existe não só uma variada gama para escolha, como a alternância de forma eletrônica, sem que para isso seja necessária uma simples operação no manuseio de um botão para trocar o combustível de melhor conveniência para determinada situação. O mundo do automóvel evolui e está se tornando eletrificado.

 

Mais de 700 mil pessoas devem passar pela feira

O São Paulo Expo se mostrou, na edição de 2016, que está se adequado para receber a pujante indústria automobilística, que mesmo em tempos de grave crise exibiu novidades significativas para o mercado. O principal evento do segmento abrigará 30 marcas de veículos que apresentarão mais de 500 carros, alguns até em primeira mão. A organização espera receber mais de 700 mil pessoas, que terão a oportunidade de conhecer as novidades, interagir com os carros e ainda testar mais de dez marcas nas pistas de test drives espalhadas pelos mais de 23 mil metros quadrados de área externa do espaço.

O evento contará ainda um local de teste para veículos elétricos e híbridos, com mais de dez marcas. Arrume as malas e faça parte do maior evento voltado para o setor na América Latina.