Já está certo que a eletricidade será a nossa próxima matriz enérgica e que moverá nossos veículos em um futuro muito mais próximo do que podemos imaginar. Muitos são os modelos oferecidos no mercado, todos de alto valor e importados.

A totalidade deles está muito distante da realidade do consumidor brasileiro. Mas isso não quer dizer que o Brasil não possa localizar a produção de um veículo com esta característica, prova disso é a confirmação da VWCO de que até o meio do ano dará início à produção do e-Delivery, o primeiro caminhão elétrico “made in Brazil”.

Mas esta história já registra cinco anos, quando começou o desenvolvimento do projeto que ganhará as ruas em breve. Na última Fenatran, que aconteceu em 2019, e que aconteceria este ano, mas não deve ser realizada em virtude da pandemia, o executivo Roberto Cortez, CEO da marca, prometeu “um lançamento histórico ao anunciar o E-Delivery! Caminhão 100% elétrico e com zero emissão que chegara ao Brasil, no segundo semestre de 2020”.  O atraso de um ano no cronograma é natural frente a todos os imponderáveis que estamos vivendo. 

Investimento 

A VWCO faz parte do Grupo Traton, sua planta industrial fica em Resende, no estado do Rio e a iniciativa faz parte da estratégia de investir em mobilidade elétrica, nos planos, um aporte de 1,6 bilhão de euros em pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos até 2025.

De acordo com o comunicado internacional, até 2030, as empresas que integram o grupo deve cumprir metas concretas para o desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos.

“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus. 

Testes 

O e-Delivery roda nas ruas há mais de dois anos e meio, já são mais 30 mil quilômetros rodados em testes de engenharia e operação em condições reais, na distribuição de bebidas da Cervejaria Ambev em São Paulo. Mais de 22 toneladas de CO² deixaram de ser emitidas na atmosfera e, até agora, mais de 6.500 litros de diesel deixaram de ser consumidos.

Além disso, o caminhão elétrico pode ser recarregado com 100% de energia elétrica proveniente de fontes limpas, como eólica e solar – 43% de sua energia é gerada do próprio sistema regenerativo dos freios. 

Adequação 

Assim como o modelo que lhe deu origem, o caminhão com motor elétrico da Volkswagen tem no perímetro urbano das grandes cidades sua mais apropriada aplicação. O e-Delivery traz soluções como sistemas inteligentes para ajustar a demanda da bateria conforme a operação e para recuperar a energia da frenagem.

Os caminhões podem chegar a uma autonomia de até 200 km, de acordo com a aplicação e a configuração do veículo. O nível de ruído é baixo quando comparado aos modelos tradicionais, melhorando o conforto do motorista e seus ajudantes na operação. O preço final do produto, a data do início da fabricação, bem como de sua chegada ao mercado, ainda não foram revelados.