A migração para da indústria automotiva para os veículos 100% elétricos está em pleno vapor, mas um recente estudo da consultoria multinacional J.D. Power revela que os donos de carros elétricos estão enfrentando desafios tecnológicos mais intensos em comparação com aqueles que optam por veículos a combustão.
Conforme os resultados do Índice de Experiência Tecnológica de 2023, elaborado pela J.D. Power, os proprietários dos veículos 100% elétricos estão relatando problemas em seus carros com uma frequência 4 vezes maior em comparação com os donos de veículos convencionais, com motor a gasolina ou diesel.
O dado impactante demonstra que os usuários de EVs (veículos elétricos) enfrentam 46% mais problemas relacionados à tecnologia do que os condutores de veículos a combustão.
Elétricos de luxo da Hyundai se destacam
Entre as marcas automotivas pesquisadas pela consultoria, a Genesis, divisão de luxo da Hyundai, se destaca como a atual líder na satisfação dos proprietários de carros elétricos à venda nos EUA.
A pesquisa avaliou 40 tecnologias automotivas, categorizadas em quatro áreas distintas: conveniência, automação emergente, energia e sustentabilidade, além de infoentretenimento e conectividade.
A pontuação foi baseada em uma escala de 1.000 pontos, onde a Genesis conquistou a pontuação de 656 pontos. Outras marcas que se destacaram incluem Hyundai (547 pontos), Cadillac e Lexus (533 pontos cada), BMW e Kia (528 pontos cada), Mercedes-Benz (522 pontos), Volvo (509 pontos) e GMC, que obteve 505 pontos.
A média geral foi calculada em 503 pontos. Notavelmente, a pontuação da Tesla, que alcançou 773 pontos, não foi contabilizada devido à sua não conformidade com todos os critérios analisados, conforme a J.D. Power.