Quem depende de carro ou moto para se deslocar de casa para o trabalho e vice-versa vem sofrendo com os preços cada vez mais altos dos combustíveis. O litro da gasolina, por exemplo, ultrapassou os R$ 4 em dezembro de 2017, e, de lá para cá, só vem aumentando.
Por essa razão, o Super Motor resolveu fazer sua parte e dar dicas de como economizar o combustível de seu veículo. Estudos internacionais comprovam que mudar a maneira de dirigir pode melhorar a média de consumo em até 25%.
Alguns hábitos fazem o carro ou a moto consumir além do necessário e devem ser evitados. Ao dar a partida no motor, por exemplo, é bom evitar acelerar. No momento da primeira marcha, o consumo é alto. Mesmo em veículos com câmbio automático, o segredo é arrancar e acelerar sempre de forma suave.
Use e abuse dos aplicativos de rotas e dê preferência aos que monitoram em tempo real o trânsito (Waze, Google Maps, Here etc). Isso porque o caminho mais curto nem sempre é o mais econômico. Congestionamentos, subidas e lombadas fazem o carro “beber” mais. Os apps podem até escolher um trajeto mais longo, mas que permite uma velocidade constante e é, consequentemente, mais econômico.
Não acelere à toa
Evite acelerar na descida. A partir de 40 km/h, sem aceleração, não entrará uma gota de combustível no motor. Está duvidando? Em veículos com computador de bordo, basta observar a medição de consumo instantâneo, ele cairá até zerar.
Na descida, não deixe a marcha em ponto morto. A famosa “banguela” aumenta o consumo. Em carros manuais, fique com os ouvidos atentos e troque de marcha antes que o motor “esgoele”. Colocar a marcha certa significa encontrar a melhor relação de torque e potência e é garantia de melhor economia. Prefira fazer ultrapassagens em terrenos planos ou descidas. O consumo instantâneo em ultrapassagens aumenta consideravelmente, principalmente em subidas.
Os pneus também merecem atenção. A calibração periódica da pressão deles (de 15 em 15 dias, no máximo) é importante para a economia de combustível. Pneus descalibrados aumentam o consumo de 1% a 3%.
Outro vilão
Use com moderação. Outro vilão da economia é o ar-condicionado. O ideal é utilizar o sistema de forma inteligente e não o tempo todo, sobretudo na cidade. De acordo com os especialistas, isoladamente, o uso constante do ar-condicionado pode elevar o consumo de combustível do veículo em até 15%.