A Volkswagen lançou em junho o Tera, um SUV compacto desenvolvido no Brasil para brigar de frente com Renault Kardian e Fiat Pulse. Disponível em quatro versões, o modelo chegou às concessionárias com preços entre R$ 104.990 e R$ 139.990.


O Tera 170 TSI, segunda versão mais barata da linha, custa R$ 116.990 e chama a atenção por trazer motor turbo e câmbio manual – uma combinação rara nos SUVs atuais.


O que o Tera 170 TSI oferece?


Diferentemente do Nivus e do T-Cross, o Tera tem design único, com peças exclusivas. Seu visual passa uma impressão de robustez, graças a detalhes como o capô elevado e laterais marcadas.




Os faróis full-LED e lanternas traseiras com efeito de animação dão um toque moderno. As rodas de aço de 16 polegadas com calotas pretas disfarçam bem o custo reduzido.


Interior com espaço e tecnologia


Com 4,15 m de comprimento, o Tera tem espaço similar ao do Polo. A distância entre-eixos praticamente idêntica a do Nivus (2,56 m). O acabamento surpreende: há revestimento de tecido no painel e plástico texturizado, deixando o ambiente mais "premium" que o do Nivus.



Itens de série incluem:

  • Painel digital de 8 polegadas
  • Tela multimídia de 10,1 polegadas
  • Conexão dedicada à internet
  • Chave presencial


Segurança: nota máxima no Latin NCAP


O Tera recebeu 5 estrelas no teste de colisão. Todas as quatro versões do modelos vêm com:

  • 6 airbags
  • Alerta de colisão
  • Frenagem automática de emergência
  • Monitoramento de pressão dos pneus



Desempenho: motor turbo e câmbio manual


O motor 1.0 turbo entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio manual de 5 marchas deixa a direção mais divertida, apesar de um pequeno atraso na resposta do acelerador.


Consumo médio (Inmetro):

  • Gasolina: 12,9 km/L (cidade) e 15 km/L (estrada)
  • Etanol: 9 km/L (cidade) e 10,3 km/L (estrada)



Vale a pena comprar o Tera 170 TSI?


O Tera TSI manual mostrou ser um SUV seguro, tecnológico e bem-equipado


Pontos fortes:

  • Motor turbo com câmbio manual
  • Itens de segurança completos
  • Design original


Pontos fracos:

  • Preço mais alto que concorrentes
  • Câmera de ré só na versão top



No mercado, o maior concorrente direto do VW Tera 170 TSI manual é o Fiat Pulse Drive 1.3 também com câmbio manual de cinco marchas, novidade na linha 2026 do SUV, que custa R$ 98.990. 


Além do SUV italiano, o Renault Kardian Evolution, vendido a R$ 112.690 e equipado com câmbio manual, é outro rival da novidade da Volkswagen.


Ficha técnica - Volks Tera 170 TSI MT

Dimensões

Comprimento 4,15 m Altura 1,56 m
Largura 1,78 m Entre-eixos 2,57 m
Porta-malas (VDA) 350 L Peso 1.185 kg

Mecânica e desempenho

Motor 1.0 turboflex (3 cilindros turbo) Câmbio Manual de 5 marchas
Potência (Etanol) 116 cv @ 5.500 rpm Torque (Etanol) 16,8 kgfm @ 1.750-4.500 rpm
Potência (Gasolina) 128 cv @ 5.500 rpm Torque (Gasolina) 20,4 kgfm @ 2.000-3.500 rpm
Tração Dianteira Suspensão Dianteira: McPherson / Traseira: Eixo Torsional
0 a 100 km/h 9,8 segundos (gasolina) Velocidade Máxima 192 km/h (gasolina)

Itens de série

Exterior Faróis full-LED, lanternas LED, rodas de aço 16" com calotas pretas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro
Interior Painel digital 8", central multimídia 10,1" com VW Play, volante multifuncional, revestimento de tecido no painel, banco traseiro rebatível
Segurança 6 airbags, ABS, ESC, controle de tração, alerta de colisão, frenagem automática, monitoramento de pressão dos pneus, Isofix
Conectividade Android Auto/Apple CarPlay sem fio, 2 USB-C, conexão dedicada à internet, chave presencial