A Volkswagen lançou em junho o Tera, um SUV compacto desenvolvido no Brasil para brigar de frente com Renault Kardian e Fiat Pulse. Disponível em quatro versões, o modelo chegou às concessionárias com preços entre R$ 104.990 e R$ 139.990.
O Tera 170 TSI, segunda versão mais barata da linha, custa R$ 116.990 e chama a atenção por trazer motor turbo e câmbio manual – uma combinação rara nos SUVs atuais.
O que o Tera 170 TSI oferece?
Diferentemente do Nivus e do T-Cross, o Tera tem design único, com peças exclusivas. Seu visual passa uma impressão de robustez, graças a detalhes como o capô elevado e laterais marcadas.
Os faróis full-LED e lanternas traseiras com efeito de animação dão um toque moderno. As rodas de aço de 16 polegadas com calotas pretas disfarçam bem o custo reduzido.
Interior com espaço e tecnologia
Com 4,15 m de comprimento, o Tera tem espaço similar ao do Polo. A distância entre-eixos praticamente idêntica a do Nivus (2,56 m). O acabamento surpreende: há revestimento de tecido no painel e plástico texturizado, deixando o ambiente mais "premium" que o do Nivus.
Itens de série incluem:
- Painel digital de 8 polegadas
- Tela multimídia de 10,1 polegadas
- Conexão dedicada à internet
- Chave presencial
Segurança: nota máxima no Latin NCAP
O Tera recebeu 5 estrelas no teste de colisão. Todas as quatro versões do modelos vêm com:
- 6 airbags
- Alerta de colisão
- Frenagem automática de emergência
- Monitoramento de pressão dos pneus

Desempenho: motor turbo e câmbio manual
O motor 1.0 turbo entrega 116 cv e 16,8 kgfm de torque. O câmbio manual de 5 marchas deixa a direção mais divertida, apesar de um pequeno atraso na resposta do acelerador.
Consumo médio (Inmetro):
- Gasolina: 12,9 km/L (cidade) e 15 km/L (estrada)
- Etanol: 9 km/L (cidade) e 10,3 km/L (estrada)

Vale a pena comprar o Tera 170 TSI?
O Tera TSI manual mostrou ser um SUV seguro, tecnológico e bem-equipado.
Pontos fortes:
- Motor turbo com câmbio manual
- Itens de segurança completos
- Design original
Pontos fracos:
- Preço mais alto que concorrentes
- Câmera de ré só na versão top
No mercado, o maior concorrente direto do VW Tera 170 TSI manual é o Fiat Pulse Drive 1.3 também com câmbio manual de cinco marchas, novidade na linha 2026 do SUV, que custa R$ 98.990.
Além do SUV italiano, o Renault Kardian Evolution, vendido a R$ 112.690 e equipado com câmbio manual, é outro rival da novidade da Volkswagen.
Ficha técnica - Volks Tera 170 TSI MT
Dimensões
Comprimento | 4,15 m | Altura | 1,56 m |
---|---|---|---|
Largura | 1,78 m | Entre-eixos | 2,57 m |
Porta-malas (VDA) | 350 L | Peso | 1.185 kg |
Mecânica e desempenho
Motor | 1.0 turboflex (3 cilindros turbo) | Câmbio | Manual de 5 marchas |
---|---|---|---|
Potência (Etanol) | 116 cv @ 5.500 rpm | Torque (Etanol) | 16,8 kgfm @ 1.750-4.500 rpm |
Potência (Gasolina) | 128 cv @ 5.500 rpm | Torque (Gasolina) | 20,4 kgfm @ 2.000-3.500 rpm |
Tração | Dianteira | Suspensão | Dianteira: McPherson / Traseira: Eixo Torsional |
0 a 100 km/h | 9,8 segundos (gasolina) | Velocidade Máxima | 192 km/h (gasolina) |
Itens de série
Exterior | Faróis full-LED, lanternas LED, rodas de aço 16" com calotas pretas, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro |
---|---|
Interior | Painel digital 8", central multimídia 10,1" com VW Play, volante multifuncional, revestimento de tecido no painel, banco traseiro rebatível |
Segurança | 6 airbags, ABS, ESC, controle de tração, alerta de colisão, frenagem automática, monitoramento de pressão dos pneus, Isofix |
Conectividade | Android Auto/Apple CarPlay sem fio, 2 USB-C, conexão dedicada à internet, chave presencial |