Avaliação

Familiar, mas não pacato

Peugeot 2008 Griffe THP traz esportividade a um segmento com vocação utilitária; ele é o mais potente entre os SUVs compactos do país


Publicado em 26 de agosto de 2015 | 20:14
 
 
 
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Com vendas iniciadas em maio, o 2008 é uma das maiores apostas da Peugeot. O crossover, fabricado em Porto Real (RJ), entrega, na configuração top de linha Griffe THP, uma característica que nem sempre é encontrada na concorrência direta: performance. Isso graças à adoção do motor 1.6 turbo flex que já equipa outros modelos da marca.
 
Esse propulsor é mesmo o grande trunfo da configuração mais cara do crossover compacto da Peugeot. São 173 cv com etanol no tanque e 166 cv com gasolina, a 6.000 rpm. O torque de 24,5 kgfm entre 1.750 e 4.000 rpm, com os dois combustíveis. O trem de força trabalha somente com o câmbio manual de seis marchas – a plataforma compacta da PSA, usada também no DS3, por exemplo, não tem espaço para receber a trasmissão automática juntamente com o motor THP. De qualquer maneira, nem mesmo na França, sede da marca, o 2008 recebe uma motorização tão forte. 
 
Por se tratar da versão mais “agressiva”, ela também é a única que reúne as tecnologias de segurança mais interessantes. Caso dos controles eletrônicos de estabilidade e tração, por exemplo. Este último, no 2008 Griffe THP, é batizado de Grip Control e possui cinco modos de seleção. O “Normal” é apropriado para situações de baixo índice de derrapagem, como o asfalto seco das ruas e estradas. O “Neve” adapta instantaneamente a derrapagem de cada uma das rodas motrizes às condições de aderência. Já a opção “Barro” é a propícia para uso em lama e grama molhada, transferindo o máximo de torque para a roda aderente. “Areia” mantém a derrapagem simultaneamente nas duas rodas motrizes para possibilitar a progressão em solo arenoso e limitar o risco de encalhar o veículo. E “ESP Off” desliga totalmente os controles de estabilidade e tração até os 50 km/h.
 
Além disso, são seis airbags – frontais, laterais e de cortina – e o utilitário conta com assistente de partida em rampas. A lista de itens de série, aliás, é bem farta. A central multimídia interage com o celular, transmitindo via Bluetooth informações sobre autonomia, consumo, distância e tempo dos trajetos, itinerários do GPS e até quanto tempo falta para a próxima revisão. Os revestimentos são mesclados em couro e tecido e o ar-condicionado é de duas zonas.
 
Performance surpreende
 
Por fora, o Peugeot 2008 passa a impressão de que se trata de um modelo menor, quase uma station wagon com altura elevada. Mas ao entrar em seu habitáculo ficam explícitas suas qualidades de SUV. A cabine é espaçosa o suficiente para que os ocupantes se sintam bem-acolhidos. O porta-malas carrega 355 l; não é muito, mas pode chegar a quase 1.200 l com o banco traseiro rebatido. A ergonomia é um diferencial no modelo. A Peugeot já vem elevando os instrumentos em seus carros mas em modelos mais altos, como o 2008, esse benefício é ainda maior, pois os instrumentos não precisam ficar espremidos. A linha de visão do motorista fica beneficiada e até o volante com diâmetro ligeiramente menor evoca a “esperteza” do motor THP.
 
O propulsor 1.6 turbinado flex é com certeza a principal vantagem do 2008 Griffe THP. Na prática, o desempenho do crossover faz jus à expressão “esportivo” da categoria, com saídas e retomadas que impressionam mesmo em giros baixos. Não há qualquer sensação de falta de força. O comportamento em curvas é exemplar: o Peugeot 2008 praticamente não aderna, mesmo com seus 20 cm de distância livre do solo. A suspensão é firme – até pela pegada esportiva, mas não compromete o sossego dos ocupantes. 
 
As facilidades para o condutor não se resumem à performance. A atmosfera de requinte típica da marca se repete, com acabamento de alto padrão, com materiais de qualidade. E a central multimídia adotada no modelo é extremamente completa. É capaz de transferir dados do computador de bordo para um smartphone e até do GPS – que tem comandos bem simples e se mostra muito eficiente no dia a dia do tráfego urbano. É inegável que o Peugeot 2008 Griffe THP tem condições de garantir não apenas o conforto dos passageiros e espaço bom para viagens, mas também uma boa dose de adrenalina para quem está no comando.
 
Preço
 
O Peugeot 2008 Griffe, top de linha, custa R$ 79.590.
 
 

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