O Latin NCAP encerrou o ano de 2023 com a divulgação do resultado do teste de colisão do Fiat Pulse, fabricado e vendido no Brasil. O SUV compacto recebeu 2 de 5 estrelas possíveis no crash test. Nota esta questionada pela Stellantis.
Conforme o Latin NCAP, no teste de colisão frontal, o Fiat Pulse apresentou um desempenho acima da média, com boa proteção para cabeça e pescoço. Contudo, a proteção marginal no tórax do passageiro e questões no airbag lateral levantaram preocupações.
Stellantis contesta resultados
A Stellantis contestou os resultados do crash test do Fiat Pulse alegando que o modelo testado estava desatualizado em relação ao atualmente vendido no Brasil. A polêmica se estende ao impacto contra poste, onde, embora o resultado geral seja bom, a limitação do airbag lateral levou à perda de pontos, segundo a avaliação do Latin NCAP.
O teste de proteção para crianças do Fiat Pulse teve a pontuação penalizada devido a um incidente incomum no qual o boneco bateu a cabeça durante a movimentação. A Stellantis atribui a situação à combinação específica do Pulse com a cadeirinha usada no teste de colisão.
Segurança para pedestres
O Fiat Pulse demonstrou desempenho mediano na proteção para pedestres, com destaque para a área central da dianteira. O controle de estabilidade foi bem avaliado, mas itens opcionais, como frenagem automática de emergência e alerta de saída de faixa, não foram testados.
Nota da Stellantis (na íntegra) sobre o teste do Latin NCAP:
"A Stellantis recebe os resultados da Entidade em questão, respeitosamente, mas com muita surpresa. Isso porque as diferenças entre o modelo avaliado (desatualizado) e o produzido foram relatadas, mas ignoradas pela Entidade. A Stellantis South America segue com foco total no cliente, na evolução constante da segurança veicular e no respeito à legislação, além de manter o maior, mais completo e moderno Centro de Segurança Veicular do Hemisfério Sul e afirma que o modelo em questão é um dos mais seguros do segmento."