A Hyundai e a Amazon anunciaram uma parceria para vender carros nos Estados Unidos em 2024. A fabricante sul-coreana será a primeira marca automotiva a vender veículos na plataforma de e-commerce.
O processo de compra será realizado pela internet. Os revendedores poderão listar o estoque na Amazon, e os clientes poderão pesquisar, personalizar e comprar seus carros de forma online. Os compradores poderão escolher suas opções de pagamento e financiamento, e poderão optar por retirar o veículo na concessionária ou pedir que ele seja entregue.
Venda integrada à Alexa
A parceria também inclui a oferta de veículos com a Alexa integrada a partir de 2025. A funcionalidade permitirá que os motoristas usem comandos de voz para controlar o veículo, reproduzir mídia, definir lembretes e verificar calendários. As pessoas com equipamentos domésticos inteligentes da Amazon também poderão controlá-los a partir de seus carros.
O anúncio do programa também observa que, embora a Hyundai seja a primeira marca a trabalhar com a Amazon dessa forma, provavelmente não será a última. "Em 2024, pela primeira vez, as concessionárias de automóveis poderão vender veículos na loja da Amazon nos EUA, e a Hyundai será a primeira marca disponível para os clientes comprarem", diz o comunicado.
Parceria pode chegar ao Brasil
No Brasil, a maioria das fabricantes trabalha com vendas online direto pelos seus sites oficiais. No momento, só a GWM vende carros em outra plataforma, no caso o Mercado Livre.
Como já existe um exemplo de que funciona no Brasil e com os planos da Amazon de oferecer mais carros em sua plataforma nos EUA, não seria estranho ver esta possibilidade chegar ao nosso mercado em algum momento.