As mulheres mais vaidosas (e alguns homens, claro) sabem que a chegada do inverno exige um cuidado especial com a pele. As baixas temperaturas e o tempo mais seco demandam alguma atenção também com a pintura do carro, pois são importantes para manter o brilho e a proteger a pintura.
Diferente do verão, em que a dispersão de poluentes é facilitada pelas chuvas, o inverno é mais seco e favorece o depósito de fuligem, sujeira e poluição que podem destruir o brilho da pintura e até deixar um aspecto opaco e nitidamente feio na cor do veículo.
De acordo com Henrique Caran, diretor da Rodabrill, empresa de soluções em limpeza automotiva, alguns cuidados são importantes para não estragar o brilho do carro no inverno. Segundo ele, se possível, o ideal é deixar o veículo estacionado em locais fechados. Durante a noite, o nevoeiro e a inversão térmica trazem consigo diversos poluentes que atacam o brilho da pintura.
Se deixar o carro sob o sereno ou nevoeiro, o especialista recomenda que se jogue um pouco de água para tirar a camada mais grossa de poluição que se mistura à água.
Encardido. Lavar o carro com certa frequência também ajuda a evitar com que a sujeira fique impregnada. Além de lavar, é bom que a superfície do carro seja encerada com produtos que tenham carnaúba ou proteção contra raios UV em sua fórmula. Além de facilitar a lavagem, a cera cria uma camada protetora na superfície.
Outra dica valiosa no inverno é evitar de deixar o carro muito tempo fechado. Ao guardá-lo em locais seguros como na garagem de casa ou do trabalho, é importante manter pelo menos um quarto de um dos vidros abertos, para facilitar a circulação do ar e evitar assim a indesejada combinação umidade e calor, ambiente mais propício para a proliferação de fungos e bactérias.
Se notar água no carpete, bancos ou na parte interna dos vidros é sinal de infiltração, o que deve ser checado.
-
Nissan Kicks Play 2025: Vale a pena investir na antiga geração do SUV?
-
Fiat Titano 2026: motor 2.2 turbodiesel e mais segurança
-
Novo Fiat Uno por R$ 30 mil? Stellantis desmente boato surgido nas redes sociais
-
Waze ou Maps: Qual o melhor GPS para te guiar ao dirigir?
-
Folga no volante: Como identificar e resolver o problema na barra de direção