Apenas três meses após anunciar sua joint-venture com a startup norte-americana Nikola Motors, a CNH Industrial apresentou ao mundo nesta terça-feira (3) seu primeiro caminhão 100% elétrico, o Nikola Tre, que usa o chassi do Iveco S-Way, lançado em julho na Europa.
O modelo será oficialmente lançado no Salão de Hannover, na Alemanha, no ano que vem e estreará em 2021 no mercado europeu. O Nikola Tre integra a maisa avançada tecnologia de mobilidade elétrica e uma nova geração de sistema de infotainment.
Motor de 652 cv e 183,5 kgfm de torque
De acordo com a CNH Industrial, o novo caminhão 4x2 da marca parceira da Iveco usa uma bateria de íons de lítio com capacidade total acima dos 720 kWh, com autonomia para rodar até 400 km com uma única carga.
O sistema de propulsão usa um motor elétrico que entrega até 652 cv com um torque contínuo de 183,5 kgfm. O Nikola Tre estará disponível também em versões com dois ou três eixos rígidos com capacidade de 18 até 26 toneladas.
Outro destaque do novo produto desenvolvido em parceria com a CNH Industrial é seu sistema de infotainment que integra os controles do veículo desde o ar condicionado até o ajuste dos retrovisores externos e da altura da suspensão.
Ele também traz sistema de câmera com visão 360 graus, navegador GPS, além de bluetooth de baixo consumo de energia.
Versão movida a células de hidrogênio
Além da versão elétrica, a joint venture trabalha também para lançar até 2023 uma nova variante do Nikola Tre Full Cell, ou seja, movida por células de hidrogênio. Com isso, o veículo poderia rodar até 966 km com uma única carga de bateria.
Pelo acordo firmado, a CNH Industrial assumiu uma participação de US$ 250 milhões na Nikola Motors - composta de 100 milhões em dinheiro e 150 milhões em serviços, fornecendo à empresa norte-americana escala e capacidade de fabricação de suas tecnologias.