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Ka Sedan Titanium e Chevrolet Prisma LTZ: veja o comparativo do Super Motor

Modelos disputam a liderança entre os compactos e se destacam no mercado brasileiro pela boa relação custo-benefício


Publicado em 24 de maio de 2019 | 03:00
 
 
 
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De um lado, o Chevrolet Prisma, um modelo derivado do hatchback mais vendido no Brasil, o Onix. Do outro, a versão sedã do Ford Ka, também um campeão de vendas no segmento dos compactos. Quais são as principais diferenças e semelhanças entre esses dois produtos fabricados por montadoras norte-americanas e quais são os equipamentos de série que, de fato, são relevantes e podem ajudar na hora da decisão da compra?

O Super Motor preparou um comparativo revelador entre os dois modelos que, juntos, representam quase a metade do total de vendas no mercado nacional de carros nessa faixa de preço e com uma proposta urbana de utilização. Ainda que pese a supremacia em números do Prisma, que registrou em abril expressivas 27.270 unidades emplacadas, é importante, também, valorizar o desempenho do Ka sedã, que teve 14.622 emplacamentos no mesmo período. Em percentual, isso significa que o modelo da gravatinha é dono de 29% do bolo, enquanto o compacto da montadora simbolizada pelo oval azul conta com relevante fatia de participação no segmento com 15,5 %.

Conjuntos equivalentes

O comparativo entre esses dois sedãs compactos muito queridos do mercado, que apesar de terem a mesma proposta de utilização são diferenciados em equipamentos e outros itens, começa mostrando que a potência dos motores não é motivo de “discórdia”, pois são muito semelhantes os números.

O Ka Sedan Titanium é empurrado por um propulsor batizado como Sigma, de 1.5 L, que rende 110 cv, enquanto o carro da Chevrolet, o Prisma, vem equipado com um bloco de 1.4 L, que gera 106 cv. Nas versões top de linha dos dois modelos, avaliadas neste comparativo, tanto Ka como Prisma são equipados com transmissões equivalentes: câmbio automático de seis velocidades.

Ka ‘bebe’ mais. Em relação ao consumo, o Ka Titanium sai em ligeira desvantagem. Nos testes do Inmetro, obteve média de 7,6 km/L (cidade) e 10,1 km/L (estrada) com etanol e 10,9 km/L (cidade) e 14 km/L (estrada) com gasolina. As médias do Prisma LTZ automático são um pouco melhores: 8 km/L (cidade) e 10 km/L (estrada) com etanol e de 11,7 km/L (cidade) e 14,6 km/L (estrada) com gasolina. (Com Igor Veiga).

Ka Sedan Titanium

Motor
1.5 12V, flex, três cilindros em linha com duplo comando variável na admissão e no escape
Potência máxima
128/136cv com gasolina/etanol a 6.500 rpm
Torque máximo
15,6/16,1 kgfm a gasolina/etanol a 4.750 mil rpm
Câmbio
Automático de seis marchas
Pneus
195/55 R15
Tamanho
Com 3,28 m de comprimento, 1,70 m de largura, 1,57 m de altura e 2,49 m de entre-eixos
Suspensão
Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos.
Freios
Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD com assistência de frenagem e de partida em rampa.
Porta-malas
445 L
Tanque
51,6 L
Peso
1.084 kg

Chevrolet Prisma LTZ

Motor
1.4 16V, flex, quatro cilindros em linha, duas válvulas por cilindro e comando simples no cabeçote
Potência máxima
106/98 cv a 6.000 rpm com etanol e gasolina
Torque máximo
13,9/13 kgfm a 4.800 rpm com etanol e gasolina
Câmbio
Automático de seis marchas
Pneus
185/65 R15
Tamanho
Com 4,28 metros de comprimento, 1,71 m de largura, 1,48 m de altura e 2,53 m de distância entre-eixos.
Suspensão
Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores telescópicos.
Freios
Discos ventilados na frente e tambor atrás. ABS de série
Porta-malas
500 L
Tanque
54 L
Peso
1.085 kg

Ka leva a melhor em segurança

É o nível de equipamentos que faz toda a diferença entre os dois modelos. O Ford Ka Sedan traz de série, desde a versão mais barata: airbag duplo, freios ABS, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos nas quatro portas, sistema de som Sync, com entrada USB, entre outros itens.

Por seu turno, desde a versão básica (LT), o Prisma sai de fábrica com os obrigatórios airbag duplo, freios ABS, ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros elétricos dianteiros, sensor de estacionamento e o sistema multimídia MyLink, de uso simples e intuitivo. Não faz parte do pacote “standard”, as rodas de liga leve, faróis de neblina e o volante multifuncional, por exemplo.

Em relação ao acabamento, se mantém a tradição da Ford, que historicamente tem carros mais esmerados. Mesmo simples, o painel do Ka não deixa a desejar. O do oponente é mais completo e de mais fácil visualização e leitura, com destaque para o velocímetro digital. (RC)

Nova geração do prisma a caminho

Para quem está interessado em comprar um sedã compacto e está em dúvida entre o Ka sedã e o Prisma, talvez o momento seja de esperar um pouco. Pelo menos até o fim deste ano, quando a nova geração do modelo da Chevrolet, já mostrada na China, deve chegar ao Brasil com novo nome: Onix sedã.

No mercado chinês, o modelo usará o novo motor 1.0 turbo da Chevrolet, 120 cv, que também foi confirmado para cá. O modelo ficará maior e mais sofisticado, oferecendo até internet 4G a bordo. Em termos de tamanho, o carro terá 4,47 m de comprimento (1 cm menor que o Cobalt), 1,73 m de largura e 2

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