A Ford lançou nesta quinta-feira (25) a primeira picape híbrida do Brasil. Importada do México, a Maverick Hybrid desembarca no país pelo mesmo preço da versão FX4 já nas concessionárias: R$ 244.890.

Com a promessa de oferecer conforto de SUV e 30% de economia de combustível em relação aos modelos concorrentes movidos a diesel, a Ford Maverick Hybrid usa o conhecido motor aspirado 2.5 a gasolina, da família Duratec da Ford. 

Com o auxílio da força extra de 27 kW da bateria, a picape híbrida com câmbio automático CVT entrega até 194 cv de potência.

Por conta da motorização eletrificada, a Maverick Hybrid, segundo a Ford, tem autonomia de 800 km com um só tanque de combustível. A média de consumo fica em 14,6 km/L, em percurso misto. 

Por estarem na mesma faixa de preço, a Ford lista a Fiat Toro Ultra (R$ 226.890) e o Jeep Compass Trailhawk (R$ 252.790) como os maiores concorrentes da nova picape híbrida.

Ford Maverick Hybrid chega com status da primeira picape híbrida à venda no Brasil

Modos de direção

Enquanto a FX4 tem tração 4x4, a nova versão híbrida tem tração dianteira apenas o que confirma sua vocação mais urbana. Além da tração nas quatro rodas, a versão FX4 usa o motor 2.0 turbo (EcoBoost) da Ford, mais potente, com 253 cv e câmbio automático de 8 marchas.

Ford Maverick Hybrid chegabcom status da primeira picape híbrida à venda no Brasil

A Maverick híbrida tal como a versão FX4 conta com 5 modos de direção ajustados eletronicamente: Normal, Eco, Sport, Escorregadio e Rebocar/Transportar. Por conta da tração só nas rodas da frente, o modelo não tem os modos: Lama, Areia e Terra, presentes na Maverick FX4.

As duas versões da picape compartilham a mesma lista de equipamentos de série. Destaque para os 7 airbags, ar-condicionado digital de duas zonas, bancos revestidos em couro sintético, além de sistema de partida sem chave, câmera de ré e do sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres e ciclistas.

Ao volante da Maverick Hybrid

Tivemos a oportunidade de realizar um rápido test-drive, de 80 km, com a primeira picape híbrida do Brasil no interior de São Paulo. O motorista logo encontra uma boa posição de dirigir graças aos 8 ajustes elétricos do banco. Além disso, o volante tem regulagem de altura e profundidade.

Ford Maverick Hybrid chega com status da primeira picape híbrida à venda no Brasil

Com a ajuda da eletricidade, o motor híbrido oferece um bom nível de torque em baixa rotação garantindo arrancadas e retomadas ligeiras seja na cidade ou na estrada.

O silêncio a bordo mesmo com a picape acima dos 80 km/h, por exemplo, é algo que também chama atenção. O espaço interno do modelo híbrido é outro ponto positivo. Cinco adultos viajam com conforto na picape.

Nada de teto solar

Diferentemente do que foi visto no protótipo, a Maverick Hybrid não chega ao mercado com teto solar, nem mesmo como opcional. Outro deslize fica por conta da falta do sistema de espelhamento do celular sem fio. 

Para o Android Auto ou Apple CarPlay funcionar com a central multimídia com tela de 8 polegadas, só mesmo plugando o aparelho em uma das duas tomadas USB dianteiras da picape.

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Maverick Hybrid x Maverick FX4

No visual, a Maverick Hybrid traz apenas duas mudanças em relação à versão FX4 em um verdadeiro jogo dos "sete erros". Na configuração híbrida, a picape média da Ford não conta com os ganchos para reboque fixados ao para-choque dianteiro. A Maverick Hybrid traz novas rodas de liga leve aro 18, uma polegada maior que a da versão FX4. 

Por dentro, um único detalhe difere as duas versões da picape. No painel de instrumentos da Maverick Hybrid, sai o conta-giros analógico e entra o ponteiro que mostra quanto da potência total do motor 2.5 a gasolina está sendo utilizada a cada pisada no acelerador. Nas desacelerações, o marcador exibe a força de recarga da bateria, cuja energia se recupera durante as frenagens.

Ficha técnica - Ford Maverick Hybrid

Motor: 2.5 Duratec, a gasolina, 4 cilindros em linha
Potência máxima (cv): 194 cv (combinada - combustão + bateria)
Câmbio: Automático do tipo CVT
Torque máximo (kgfm): 21,7 a 4.000rpm
Velocidade máxima (km/h): 175
Aceleração 0 a 100 km/h: 8,7 segundos
Suspensão: McPherson (dianteira), Eixo de torção (traseira)
Freios: a discos nas quatro rodas
Pneus/rodas: 225/60, liga leve aro 18
Dimensões: 5 m (C), 2,13 m (L), 1,73 m (A), 3 m (entre-eixos)
Capacidade de carga: 659 kg
Capacidade volumétrica (caçamba): 938 L
Peso da picape: 1.700 kg
Tanque: 57 L