Lançamento

Nissan quer que Kicks dispute medalha de ouro

Novo utilitário-esportivo chega com muita tecnologia e design inovador; vendas começam no dia 5 de agosto, junto com as Olimpíadas


Publicado em 20 de julho de 2016 | 03:00
 
 
 
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A Nissan aposta alto que o Kicks, um crossover compacto que começará a ser vendido na mesma data em que se iniciarão os Jogos Olímpicos, no dia 5 de agosto, se tornará o preferido da categoria. Do conceito exibido durante o Salão do Automóvel, em 2014, até a forma final apresentada na manhã dessa terça-feira (19), dificilmente é notada alguma diferença. O carro de produção mantém elementos como teto de cor diferente do restante da carroceria, grade frontal em “V” e porte robusto que mescla linhas urbanas com um toque aventureiro.

É importante se diferenciar de seus pares, o que o Kicks faz impondo um estilo ousado, que o distinguirá nas ruas por onde passar. Suas medidas são quase as mesmas de seu principal concorrente, por ora, o HR-V: são 4,29 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. O modelo da Honda tem dimensões muito aproximadas, e, colocando um ao lado do outro, a sensação é que medem, exatamente, a mesma coisa.

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Inicialmente, apenas a versão SL, a mais completa da linha, será oferecida. De fábrica, há itens como sensor de estacionamento, controles eletrônicos de tração e estabilidade, travamento central automático das portas e do porta-malas com o veículo em movimento, abertura e fechamento das portas e vidros dianteiros e traseiros por meio do controle remoto da chave, fixadores traseiros para cadeiras de crianças (Isofix), airbags frontais, laterais e de cortina, retrovisores externos com regulagem elétrica e LED indicador de direção; sistema eletrônico de ignição (botão Push Start), banco traseiro bipartido 60/40 dobrável, acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), apoios de cabeça dianteiros e traseiros separados e ajustáveis para os cinco ocupantes, ar-condicionado automático digital, entre outros.

As quatro câmeras localizadas na frente, na traseira e embaixo de ambos os espelhos retrovisores oferecem uma vista “aérea” de 360° do veículo, que pode ser exibida no monitor central e utilizada como assistente de estacionamento. Quando detecta um objeto em movimento, como um pedestre, o sistema emite um bipe sonoro para alertar o condutor sobre um perigo potencial para evitar um acidente.

Viajou a convite da Nissan.

Muitos equipamentos destinados à segurança

Na parte dinâmica, o Nissan Kicks traz sistemas inéditos para um automóvel de seu segmento, como o controle dinâmico de chassi (Chassi Control), o controle dinâmico em curvas (Active Trace Control), o estabilizador ativo de carroceria (Active Ride Control) e o controle dinâmico de freio motor (Active Engine Brake), que atuam na suspensão, nos freios e também na estabilidade.

Traduzindo, esses recursos, em sua plena utilização, funcionam da seguinte maneira: o estabilizador ativo de carroceria utiliza sensores de aceleração que detectam o movimento da carroceria e, assim, atuam no sistemas de freio para estabilizar o movimento dela. Já o controle dinâmico em curvas coordena o movimento da carroceria em curvas ou trocas de faixa, por meio do sinal do sensor de aceleração, que identifica o movimento da carroceria e atua no freio motor e no sistema de freios em cada roda para reduzir o subesterço. Por fim, o controle dinâmico de freio motor recebe o sinal do sensor de aceleração e da posição do volante, atuando no freio motor, visando a maior segurança e conforto dos passageiros no habitáculo em curvas e em descidas. (RC)

Preços

Inicialmente, o Nissan Kicks terá uma só versão de acabamento e de motorização, a SL 1.6 16V, com preço sugerido de R$ 89.990, que sobe para R$ 94.490 quando a pintura é metálica, o revestimento de couro no banco ganha outra tonalidade e o teto e a carroceria têm pintura em duas cores diferentes.

A garantia de fábrica é de três anos sem limite de quilometragem e inclui assistência 24 h gratuita por dois anos e preços de manutenções definidos para revisões periódicas até 60 mil quilômetros.

Mecânica é comum a outros carros da marca

O motor que empurra o Kicks é o mesmo que já equipa March e Versa, de 1.6 litro e 16 válvulas, que gera 114 cv de potência a 5.600 rpm e torque máximo de 15,5 kgfm a 4.000 rpm, tanto com gasolina quanto com etanol. A tração é dianteira com duas opções de câmbio, o automático do tipo CVT e o manual de seis marchas.

Inicialmente, o Kicks virá importado do México, mas ainda neste ano o complexo industrial da Nissan em Resende (RJ) estará apto a assumir a produção do modelo; para isso está recebendo aporte de R$ 750 milhões.

O carro será comercializado em 80 países pelo mundo, e será o Brasil o responsável pelo pontapé inicial. O crossover, como um projeto global, foi criado pela matriz no Japão, mas contou com a efetiva participação de engenheiros, projetistas e designers do Brasil. (RC)

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