A Omoda/Jaecoo confirmou oficialmente, na noite da última quinta-feira (21), em evento realizado na cidade de São Paulo, o lançamento do SUV Omoda 5 no mercado brasileiro.
Com dimensões semelhantes ao Jeep Compass, o veículo chega ao país em 2024, marcando a estreia da marca chinesa no Brasil. O SUV apresenta 4,40 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,59 m de altura.
O Omoda 5 contará com uma versão top de linha totalmente elétrica, além de duas opções híbridas-leve. Durante o primeiro encontro com a imprensa brasileira, a montadora chinesa revelou detalhes do design exterior e interior do veículo, tanto para a versão elétrica quanto para as motorizações híbridas-leve.
Quando a Omoda começa a vender no Brasil?
A importação das unidades para homologação está prevista para o início de 2024 e as vendas do Omoda 5 só devem começar em maio. Os preços não foram antecipados, mas nossa aposta é que o Omoda 5 seja vendido a partir de R$ 180 mil.
As primeiras unidades importadas para o Brasil serão utilizadas em testes e avaliações com consumidores, concessionários e jornalistas. A Omoda/Jaecoo tem em vista assegurar que o produto final atenda às expectativas do público local. Ajustes em acabamentos e materiais poderão ser feitos após essas clínicas.
Alex Wang, diretor de operações da Omoda/Jaecoo Brasil destacou: “O Omoda 5 chegará ao mercado para atender consumidores que buscam alternativas inovadoras, sem renunciar a qualidade, conforto, segurança, tecnologia e sustentabilidade”, afirmou o executivo.
Exclusividade para o Brasil
Diferentemente de outros mercados, o Omoda 5 será um único produto no Brasil oferecendo diferentes motorizações. A versão top de linha, totalmente elétrica, será a primeira a chegar, seguida pelas opções híbridas-leve.
Desenvolvido sob o conceito “Art in Motion”, o Omoda 5 apresenta um design arrojado, com rodas de liga leve aro 18, teto flutuante e estilo traseiro fastback. Destaque para as luzes diurnas em forma de T na frente e os faróis dinâmicos.
Interior tecnológico
No interior, o Omoda 5 impressiona com telas de 10.25 no painel de instrumentos 100% digital e na central multimídia. O SUV conquistou nota máxima de cinco estrelas no Euro NCAP em termos de segurança, um dos programas mais rigorosos de avaliações automotivas.
O Omoda 5 EV possui motor elétrico de 200 cv e 35,7 kgfm de torque, com uma bateria de 61 kWh e autonomia de 450 km pelo ciclo WLTP (europeu). Já a versão híbrida-leve conta com o mesmo conjunto mecânico do Caoa Chery Tiggo 5 e 7, com motor 1.5 turboflex e potência combinada de 160 cv.
Batalha judicial à vista
Vale destacar que as operações brasileiras da Omoda/Jaecoo serão independentes do Grupo Caoa, responsável pela venda de outros modelos Chery no Brasil, como a linha Tiggo e Arizzo. A Omoda/Jaecoo já possui presença consolidada em diversos países, incluindo México, África do Sul, Catar, Austrália e Indonésia.
No entanto, a relação entre Omoda/Jaecoo e o Grupo Caoa no Brasil promete não ser tão amistosa e pode parar na Justiça. Em outubro, a fabricante brasileira emitiu uma nota rebatendo a operação independente da Omoda/Jaecoo no Brasil.
"Omoda, Jaecoo e Exeed pertencem à Chery Group, assim como outras marcas, a Jetour, de veículos de passeio e a Karry de veículos pesados. Da mesma forma como a Caoa já opera com os veículos Caoa Chery, todas essas demais marcas só poderão ser produzidas/ importadas e comercializadas exclusivamente pela Caoa aqui no Brasil", trouxe o comunicado.