Na Ford, a alcunha Raptor é sinônimo de aventura off-road. A representante principal deste distintivo na marca é a F–150 Raptor, um monstro de 444 cv. Recentemente, no entanto, outro modelo, um pouco menor, também recebeu o tratamento “Raptor” para brigar no segmento de picapes médias: a Ranger. 

O utilitário com caçamba recebe um motor preparado pela Ford Performance: um 2.0 biturbo, diesel, com 210 cv de potência e 51 kgfm de torque, associado a uma caixa automática de dez velocidades.

Confira a Ranger Raptor em ação em Marrocos:

Ele não perde muito em força para o 3.2 L de cinco cilindros das versões top vendidas no Brasil, que rende 200 cv e tem câmbio automático, de seis marchas. No entanto, a esportividade da Raptor não se dá apenas em linha reta no asfalto.

A primeira mudança importante tem a ver com o fato de que o motor 2.0 da Ranger Raptor é bem mais leve. A segunda tem a ver com o alargamento da carroceria e as suspensões dianteira e traseira com componentes novos.

Por fim, a versão usa pneus 285/70 R17, que acompanham quatro freios a disco de 332 mm de diâmetro. O sistema de tração também é novo, com um modo de atuação exclusivo para o fora de estrada. 

Por dentro, a cabine da Ranger Raptor é parecida com a Ranger top de linha. Os bancos esportivos têm a inscrição Raptor, o volante traz detalhe em vermelho e o painel de instrumentos é convencional, com dois medidores analógicos (conta-giros e velocímetro e uma tela digital ao centro, que reúne o computador de bordo e outras funções. ]

Por que não vem para o Brasil?

Em pré-venda na Argentina desde abril, por US$ 52.990 (R$ 218,8 mil), a versão mais divertida e potente da Ranger chegou a ser cotada para chegar no Brasil. No entanto, foi descartada em junho, segundo a Ford, por conta da atual legislação no país.

Diferentemente da Argentina, no Brasil, picapes a diesel têm que ter capacidade de carga acima de 1 t. A Ranger Raptor carrega só 758 kg. Segundo a Ford, os ajustes necessários acabariam com a proposta da versão, projetada para encarar trechos off-road.

* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Super Motor pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.