Chegamos a mais um fim de ano, e este que está prestes a fechar as cortinas, particularmente, marcou a indústria automobilística brasileira. Nesta última edição do ano, Super Motor relembra o que de mais relevante aconteceu na nossa indústria automotiva e também destaca o que se pode esperar para 2020.

Foi uma temporada importante, tanto pela quantidade – e qualidade – dos lançamentos, quanto pela definição da próxima matriz energética dos nossos veículos, que, no Brasil, passará por um período de transição, do motor a combustão para o propulsor híbrido, para, depois, termos a maioria dos carros movidos 100% a eletricidade.

A chegada do novo Toyota Corolla híbrido, eleito Carro do Ano pela tradicional revista “AutoEsporte”, por exemplo, é um indicativo de que essa porta já foi aberta.

Até o líder mudou

Em 2019, por exemplo, tivemos a chegada da nova geração do Chevrolet Onix. O carro mais vendido no Brasil ganhou nova carroceria, motor mais moderno e turbinado de três cilindros, além de muita tecnologia e conectividade, com internet a bordo.

A versão sedã passou a se chamar Onix Plus. Ficou maior, mais larga, mais moderna. Já em relação às picapes, o destaque foi para a Ford, que deu uma repaginada no visual e na suspensão de sua Ranger e já está colhendo os frutos: a picape tem sido uma das mais vendidas do mercado. 

O mundo dos SUVs

A Volkswagen vai lançar no mercado o Nivus, um novo utilitário-esportivo feito no Brasil, derivado do hatch Polo e com status de modelo global. Pela Chevrolet, teremos o novo Tracker, com visual renovado e muito mais tecnologia para enfrentar a dura concorrência nesse segmento. Já a Ford vai importar da China o SUV médio Territory. 

Ainda pela Ford, é muito provável que a montadora norte-americana passe a vender no Brasil o Escape Hybrid, um modelo acima do Ecosport que faz muito sucesso na Europa. A equipe de Super Motor deseja a todos os leitores e internautas um feliz Natal e um 2020 de muita paz e saúde! Até breve!

* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Instagram do Super Motor @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 17h55. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.