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Rodízio sem dilemas

Entenda mais sobre a troca de posição dos pneus do carro; prática visa manter a segurança do veículo, porém pode ser dispensável


Publicado em 25 de abril de 2018 | 03:00
 
 
 
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Quando notamos que os pneus dianteiros estão mais desgastados que os traseiros, logo pensamos em fazer o rodízio. Mas será que essa prática é sempre recomendada? A grande maioria dos veículos vendidos no Brasil possui tração dianteira. Por isso, os pneus dianteiros sofrem um atrito maior em relação aos traseiros, resultando também em maior desgaste. Quando o motorista percebe essa diferença, acaba tendo a ideia de mudar os pneus de posição para compensar o desgate.

No entanto, o conhecido rodízio de pneus só é recomendado para equilibrar o desgaste caso o veículo utilize a mesma medida em ambos os eixos – quanto menor for a diferença de desgaste dos pneus entre os eixos, melhor a estabilidade do conjunto. Assim sendo, o certo é fazer o rodízio quando essa diferença não for evidente. Para isso, cada montadora especifica o prazo e a maneira correta de se realizar o rodízio de acordo com o modelo do carro. Ou seja, é muito importante consultar o manual do veículo para obter essas informações antes de qualquer procedimento. Algumas marcas nem sequer recomendam o rodízio.

Compre um par novo

Em outras situações, quando você notar um desgaste excessivo dos pneus dianteiros em relação aos traseiros, em vez de fazer o rodízio, compre pneus novos. E os instale no eixo traseiro. Isso se deve ao fato de que, em situações de emergência, os pneus traseiros são os grandes responsáveis pela estabilidade do veículo, devendo estar em boas condições de uso.

Ao contrário do que se pensa, em uma situação de emergência, desvio brusco ou pouca aderência ao piso, é mais fácil controlar o veículo nos casos de perda de tração na dianteira (se os pneus mais gastos estiverem lá). Se houver perda de aderência na traseira, como o eixo ali não é possível de direcionar (não há volante), fica muito mais complexo de se recuperar a direção, e o veículo pode rodar.

Outros cuidados

É recomendado realizar o balanceamento das rodas e o alinhamento dos ângulos da suspensão e da direção do veículo dentro dos prazos recomendados pelo fabricante do veículo, ou em casos nos quais se perceba que o veículo está puxando para algum dos lados, ou ainda se estiver havendo desgaste irregular na banda de rodagem dos pneus.

A correta calibragem também contribui para uma vida útil maior. Vale ressaltar que, no momento da compra dos pneus novos, é importante se atentar às especificações de carga máxima e velocidade máxima suportada pelos pneus.

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