Uma pesquisa recente feita pela Central de Inteligência Automotiva (Cinau), com mais de mil estabelecimentos no Brasil, revelou que o reparo no sistema de exaustão dos veículos – o popular escapamento – é um dos dez serviços mais realizados nas oficinas mecânicas. Mas afinal, por que esse equipamento tão básico costuma dar tanto problema?
“A falta de manutenção do carro é um dos principais fatores, mas falhas nos sistemas de ignição (velas e cabos) e de injeção, combustível de má qualidade, assim como a utilização de aditivos e fluídos não recomendados pelo fabricante também interferem diretamente na vida útil do escapamento”, explica Miguel Zoca, gerente da Umicore, que fabrica catalisadores.
Barulho excessivo ao acelerar, perda de potência e excesso de fuligem são os principais indícios de furos no escapamento ou vazamentos no sistema.
Fuja dos improvisos
De acordo com o especialista, até cheiro forte de combustível pode estar ligado a problemas no sistema de exaustão. Por isso, neste caso, é essencial consultar uma oficina para um diagnóstico mais preciso da falha.
Em caso de furo na tubulação do escapamento, o certo é trocar a peça. Soldar o local também é possível, mas apenas camufla temporariamente o problema.
Corrosão por falta de uso
Além dos impactos em buracos ou raspadas em lombadas muito altas, outro vilão do sistema de exaustão é a falta de uso do veículo, o que aumenta pela metade a chance de corrosão do escapamento.
Isso acontece porque quando o carro roda trechos curtos, o sistema não atinge a temperatura ideal causando acúmulo de água na tubulação e nos silenciadores do escapamento.
Falta de manutenção no coxins que fixam o sistema podem fazer o escapamento se soltar por completo, causando até acidentes.
CINCO DICAS DE MANUTENÇÃO DO ESCAPAMENTO
1. Evite deixar o tanque sempre vazio, pois o fornecimento irregular de combustível pode gerar pequenos estalos no escapamento, elevar a temperatura no catalisador e ocasionar desgaste prematuro da peça
2. Não faça o carro pegar no “tranco” porque o combustível que não é queimado pode descer pelo coletor de escape, causando superaquecimento podendo comprometer o catalisador
3. Atente-se a lombadas, buracos e depressões no asfalto, que podem soltar e até furar os componentes do sistema.
4. Observe se existem ruídos vindos do escapamento. Isso pode indicar que a peça não está desempenhando sua função corretamente.
5. Abasteça sempre em postos confiáveis e use lubrificantes de boa qualidade,seguindo sempre as orientações do manual do fabricante.Combustível adulterado provoca acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos e, além de não fazer o sistema trabalhar direito, acaba causando corrosão.
O que é o catalisador?
É uma peça importante do sistema de escapamento do veículo porque converte os gases tóxicos (hidrocarbonetos, monóxidos de carbono e óxidos de nitrogênio) em gases inofensivos.
A peça é formada por uma carcaça metálica com suporte cerâmico e óxido de alumínio com diversos metais nobres ativos, revestida por uma manta expansiva, que reduz em até 98% desses gases poluentes.
Os fabricantes recomendam a troca da peça, responsável por filtrar os gases tóxicos da queima de combustível, a cada 80 mil km rodados.
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