Enquanto a Volkswagen mantém silêncio, sindicatos dos metalúrgicos vazam informações cruciais sobre os próximos passos da montadora no Brasil.

Detalhes sobre os novos modelos e motores ainda não foram oficialmente divulgados, mas informações divulgadas após recentes assembleias sindicais confirmam a fabricação no Brasil da VW Tarok, a futura rival da Fiat Toro e da Chevrolet Montana.

A planta de São Carlos (SP) da Volkswagen, dedicada à fabricação de motores, desempenhará um papel crucial na transição da marca para veículos híbridos. Notícias recentes indicam a substituição do atual 1.4 turboflex por um inédito motor 1.5 TSI híbrido flex, por exemplo.

Volkswagen Tarok foi apresentada como conceito, em 2018

VW Tarok: Desenvolvimento da picape

A futura VW Tarok será produzida em São José dos Pinhais (PR), a picape não seguirá exatamente o conceito apresentado em 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

A Tarok será posicionada abaixo da Amarok e acima da Saveiro, como parte do investimento de R$ 5,2 bilhões da montadora no Brasil até 2028. A estrutura será simplificada, utilizando a plataforma MQB A0, a mesma do T-Cross e do Nivus, visando um preço mais competitivo.

Volkswagen Tarok foi apresentada como conceito, em 2018

Motorização e tecnologia

A incerteza sobre a motorização persiste, sobretudo com as especulações sobre a transição do motor 1.4 TSI para o 1.5 TSI Evo2, híbrido flex. O visual da Tarok deve seguir as linhas do conceito apresentado em 2018 e com elementos presentes na nova geração do T-Cross, apresentada na Europa,, que deve estrear no Brasil em 2024.

Novo T-Cross foi revelado na Europa

Por dentro, a Tarok deve herdar o conhecido painel de instrumentos digital da Volks, de 10,25 polegadas aliada à central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, que estreou no Nivus. A Tarok terá como concorrentes a Fiat Toro, a Renault Oroch e a Chevrolet Montana.