A motocicleta é uma máquina, e como todas elas necessitam de manutenção preventiva para que possa fazer uma viagem segura e tranquila até seu destino final. Vamos dar algumas dicas dos principais itens que precisam ser revisados.
E lembre-se, programe com antecedência a visita ao mecânico para que tudo seja feito com calma, sem atropelos de última hora. Comece pelos filtros de óleo e sistema de refrigeração, que precisa estar abastecido até o nível indicado pela fabricante. Se não estiver, você mesmo pode completá-lo.
Fundamental também para sua segurança e de seu garupa é ficar de olho no conjunto composto por corrente, pinhão e coroa, que tem como função justamente levar a força do motor até a roda traseira.
Qualquer problema com o chamado kit de relação de sua moto pode comprometer sua viagem inteira. É bom se certificar de que não há folgas na corrente, caso tenha ela deve ser esticada e ajustada ou até mesmo substituída além de ser corretamente lubrificada.
Checagem completa
Além de checar os freios – pastilhas, fluido etc – é importante também revisar o sistema de injeção eletrônica e toda a parte elétrica da moto: bateria, farol, setas, lanternas e outros. Para terminar, faça uma rigorosa checagem dos pneus. Calibragem correta, alinhamento e balanceamento das rodas garantem uma viagem mais segura.
Um último conselho: se proteja com itens extras de proteção. Além do obrigatório capacete, vale usar jaqueta, calça, bota e luvas, por exemplo. Está aí a receita para uma viagem de moto bacana neste fim de ano.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Instagram do Super Motor @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 17h55. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.