DOUTOR MULTAS

Derrapagem e aquaplanagem: como lidar?

A chuva pode trazer um agravante aos motoristas: o asfalto, molhado, torna-se escorregadio e, consequentemente, um facilitador a acidentes que envolvem aquaplanagem e derrapagem.

Por Derrapagem e aquaplanagem
Publicado em 04 de julho de 2018 | 16:17
 
 
 
normal

Dirigir em dias de chuva não é uma prática muito segura.

Um dos principais problemas que essa condição climática acarreta é a diminuição da visibilidade do motorista.

O condutor, de certa forma, perde a noção do que pode estar acontecendo na pista (acidentes/desvios) a longas distâncias.

A depender da quantidade de chuva, entretanto, a visibilidade a curta distância também fica prejudicada, a ponto de o condutor ter dificuldades de manter o próprio veículo bem posicionado na pista.

Além disso, a chuva também traz outro agravante aos motoristas: o asfalto, molhado, torna-se escorregadio e, consequentemente, um facilitador a acidentes que envolvem aquaplanagem e derrapagem.

Porém, com alguns cuidados importantes, você pode evitar esse tipo de problema e tornar a viagem, em dias chuvosos, mais segura.

Para auxiliar nessa missão, iremos abordar como acontecem os fenômenos de aquaplanagem e derrapagem e como você deve agir quando passar por essas situações.

 

Aquaplanagem: como acontece?

A aquaplanagem ocorre, basicamente, quando, ao passar por uma fina camada de água, os pneus do veículo perdem a aderência com o asfalto, escorregando sobre a superfície líquida.

Com isso, a tendência é que o condutor perca o controle do veículo.

Geralmente, isso irá acontecer quando o motorista estiver trafegando com velocidade acima do ideal na pista molhada, situação que exige mais cautela na direção.

Perdendo o controle do veículo, as chances de causar um acidente são eminentes.

Isso porque uma série de contratempos tende a acontecer: o veículo pode sair da pista, trafegar na contramão e, ainda, chocar-se com outro.

 

Como saber se estou aquaplanando e como agir nessa situação

Para saber como proceder em uma aquaplanagem, primeiramente você precisa identificar que está nessa situação.

Nesse caso, existem duas ocasiões que podem configurar a aquaplanagem: primeiramente, você terá a sensação de que o eixo dianteiro do carro está flutuando. Em seguida, você perderá o controle do veículo.

Essas ações, no entanto, acontecem muito rápido, por isso seus reflexos também devem ser apurados.

No momento da aquaplabagem, o carro ficará mais leve.  Quando isso acontecer, o recomendável é tirar o pé do acelerador e não frear – visto que essa ação contribuirá para que você perca o controle da direção.

Dessa maneira, o veículo irá desacelerar progressivamente.

No entanto, ainda é preciso muito cuidado: para não desviar do trajeto, sustente as mãos firmes no volante, mantendo-o reto, a fim de controlar a direção. Somente vire o volante e acelere o carro quando os pneus retomarem o contato com o solo.

Você ainda pode avaliar o grau de risco de aquaplanagem na estrada de duas maneiras.

Se houver um carro a sua frente, mantenha distância e observe o rastro que ele deixa no chão.  Se ele fechar rápido, é sinal de que há muita água na pista.

Da mesma maneira, você pode avaliar isso pelo seu retrovisor: se o rastro deixado pelos pneus do seu carro for visível, o risco de aquaplanagem é baixo. Do contrário, já comece a diminuir a velocidade para evitar esse contratempo.

 

 

Derrapagem: como acontece?

De forma semelhante à aquaplanagem, na derrapagem, os pneus perdem aderência com o solo. Porém, nesse fenômeno, eles não flutuam sobre água, mas escorregam sobre a pista (ao invés de rolar).

Como na aquaplanagem, na derrapagem, o motorista, por instinto, tende a acionar os freios, na tentativa de conter a ação. Entretanto, essa atitude pode causa efeito contrário, e o carro poderá deslizar ainda mais.

 

Como agir na derrapagem?

Os cuidados a se tomar no processo de derrapagem são, basicamente, os mesmos da aquaplanagem: não freie, reduza a velocidade e mantenha o carro em linha reta.

A derrapagem, no entanto, pode acontecer nos pneus dianteiros, traseiros ou, ainda, nos quatro pneus.

Quando acontecer com os pneus dianteiros, você precisa desacelerar calmamente o veículo – pois se, simplesmente, tirar o pé do acelerador, as rodas traseiras também poderão derrapar.

Além disso, você não deve frear e nem tentar endireitar o volante. Somente endireite as rodas e acelere novamente o carro quando ele regressar à direção desejada.

Por outro lado, quando a derrapagem acontecer com os pneus traseiros, você precisa tirar o pé do acelerador, girar o volante na direção para onde a traseira esteja derrapando e apenas acelerar o carro quando as rodas estiverem novamente alinhadas.

E, finalmente, quando as quatro rodas derraparem, é recomendável que você retire o pé do freio até que as rodas comecem a rolar novamente. Somente endireite as rodas quando recuperar o domínio da direção.

 

Concluindo

Os processos de derrapagem e aquaplanagem, além de serem influenciados pelas condições da pista em que se transita, dependem da qualidade dos pneus do veículo.

Pneus gastos (popularmente chamados de carecas) ou mal calibrados podem dar maior vasão para que acidentes envolvendo esses fenômenos aconteçam.

É importante ressaltar que manter os pneus (e o carro como um todo) em bom estado é um dever de todos os condutores. 

Para isso, mantenha regularidade na inspeção do seu veículo como forma de prevenir problemas que possam causar acidentes no futuro.

As fiscalizações veiculares, como vistoria e inspeção, são previstas no artigo 22, inciso III, do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Outro fator importante que se deve respeitar, a fim de evitar acidentes por derrapagem e aquaplanagem, é manter uma distância segura entre o seu veículo e os demais para que haja tempo de reagir a esses imprevistos, sem comprometer outros condutores.

Esse fato, aliás, é previsto pelo CTB. Conforme o artigo 192, deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, considerando-se, no momento, a velocidade, as condições climáticas do local da circulação e do veículo, é considerado infração. Nesses casos, o condutor poderá ser penalizado com multa de natureza grave, no valor de 195,23, e acúmulo de 5 pontos na CNH.

 

Para aclarar possíveis dúvidas sobre o tema abordado ou sobre demais assuntos relacionados, entre em contato com a Doutor Multas e tenha sua primeira consulta gratuita!

Fone: 0800 6021 543

E-mail: doutormultas@doutormultas.com.br

                                                                                                                       

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!