Nas últimas semanas, o Atlético tentou tirar o volante Gregore do Botafogo. Insistiu, mas sem sucesso. Os cariocas recusaram a oferta. Faz parte, é do jogo, mas essa movimentação de mercado deixa um recado sobre a busca do Galo por um volante - o que, a princípio, não seria a prioridade. Me parece pedido de Cuca.
É uma dedução, mas com alguma lógica. Pensando em quantidade, o elenco já tem um número interessante de jogadores pra função do “camisa 5”: Otávio, Fausto Vera, Alan Franco (foi primeiro volante contra o América), Patrick (também joga ali) e Paulo Vitor (ainda não está pronto). Se ainda assim o Galo foi atrás de Gregore, significa que Cuca entende que falta alguma coisa - ou em qualidade, ou em característica.
Em qualidade, na minha opinião, o Galo tem bons volantes, mas nenhum ótimo. São jogadores nota 6 ou nota 7. Otávio, enquanto esteve na melhor versão, jogou muito, mas terminou o ano de 2024 mal. Fausto Vera é um volante ok. Não compromete, mas não é um marcador implacável, nem um gênio com a bola no pé. Alan Franco idem.
Pensando num elenco completo, falta, de fato, um “5” nota “8”. Olhando pros times do Galo campeões com Cuca, todos tinham volantes superiores aos atuais (Pierre e Josué em 2013, e Allan em 2021).
Apesar da insistência em Gregore e dessa lacuna a ser preenchida, entendo, ainda, que essa posição não é a mais carente do elenco atleticano. Eu, no lugar do Cuca, insistiria o máximo possível por mais reforços ofensivos. Cuello e Junior Santos são boas adições ao grupo, mas ainda faltam peças por ali.
Saudações.