Raízes do céu

Tivemos mais um excelente fim de semana em Lavras Novas, delicioso e turístico distrito de Ouro Preto. O cenário para mar de montanhas dispensa comentários. Então falemos das especificidades locais, como algumas das 15 pousadas. A mais famosa é a Menestrel - Café e Chalés porque os donos são o ator Jonas Bloch e sua mulher Silvia, que também têm belo teatro em frente à pousada.

Céu de almirante

O criativo trocadilho que dá nome à pousada Aomirante, de Patrice Thomaz, explica tudo. Outra filial do conforto é Pousada Buieié, de cujo pitoresco nome não sabemos a origem. Esquecemos de perguntar aos gentis anfitriões, Fatinha Dolabela e Murilo Ribeiro de Oliveira.

Céu dos tempos

Como atração noturna, recomendamos A Taberna - Casa Antiga, onde, com supimpa cozinha internacional, vibramos ao som do blues dos barbacenenses Rodrigo Nézio e Duo Condé. Eles têm CD e tocam de novo no próximo fim de semana. Depois, o mágico piano da carioca Marcelle Veloso arrasou no túnel do tempo, com Renaissance, Yes, Gênesis...

Tempos eqüestres

Marcelle também leva uma pitada de blues. A Taberna - Restaurante, Chalés e Cavalos (haras) é de Lou Schneider e Julio Montresor, co-organizadores da final do enduro eqüestre (mais detalhes, amanhã), que promete lotar Lavras Novas neste fim de semana. Vale lembrar que o distrito é o segundo roteiro preferido de jovens casais, depois de Tiradentes.

Sinal dos tempos

A uma hora de Belo Horizonte, Lavras Novas, "descoberta" por fotógrafos e publicitários, virou o paraíso dos feriados. A infra-estrutura aumenta a cada temporada, atraindo não só turistas como novos habitantes vindos da capital. Por exemplo, há tempos nossos amigos, o casal Flávia Braga e Paulo Magalhães, engrossaram a população de mil pessoas.

PAULO NAVARRO/DIVULGAÇÃO
A turma das boas e novas lavras, Patrice Thomaz, Flávia Braga e Paulo Magalhães

Tempos novo

Flávia e Paulo trocaram a correria de Belo Horizonte pela paz das montanhas. E continuam trabalhando bem, desta vez, na produção de defumados e empadas, que são vendidos sob os ombrelones, no gramado da antiga e bela praça da igreja Nossa Senhora dos Prazeres. Nesse outro cenário onírico, os acepipes são perfeitos acompanhando cervejas gélidas e caliente cachacinha.

Novos e velhos

Ah! Um lance hilário foi entreouvido na pousada Carumbé. Alguém perguntou à garçonete se Aécio Neves já estivera lá. E a moça: "Aqui já vieram vários artistas da Globo, mas esse (Aécio) nunca vi". Tudo bem, governador, a menina também não deve conhecer o Zé Serra, só o Lula e seu terceiro mandato...

Novos e antigos

Outros felizardos que tiveram um feriado de Finados mais animado que o que acontece no México foram os convidados de Franklin Bethônico, recém-chegado de mais uma viagem internacional, por Roma, Paris, mas principalmente o milenar Egito, que ele ainda não conhecia. E cada vez que Franklin volta de viagem, chega com baú de coisas, histórias, fotos, novidades.

Antigos e milenares

Mais uma vez Franklin Bethônico recebeu, entre outros, na fazenda Gongo Soco, cercanias de Barão de Cocais, Regina Reis, Zeca Perdigão, Luiz Fernando Grillo e Walter Minardi. E não é estadia para principiantes porque ali reina a animação, literalmente, 24h por dia. Drinques, comidinhas, piscina, leitura e jogo de buraco o dia inteiro.

Milenares e lapidares

Na fase noturna da folia, rola frugal e lauto almoço no lusco-fusco, seguido de pausa em frente à TV e, mais tarde, outros drinques e comidinhas, filme na sala de cinema e mais piscina, exatamente nessa ordem. Dia seguinte, a farra continua, com muita risada, causos, lembranças e um pouco de fofoca, que ninguém é de ferro e falar mal dos chatos é uma fina arte.

Lapidares e incansáveis

Os mais animados, como sempre, eram o anfitrião Franklin e seu convidado nota 10, o maquiador definitivo das estrelas, noivas e musas, Luiz Fernando Grillo. A dupla, depois de uma tarde de sábado das mais agitadas, deixou os colegas guerreiros extenuados em frente à TV e foi conferir um dos mais animados e tradicionais haloweens do interior de Minas, no Clube Jabaquara, em Barão de Cocais.

Incansáveis e incontáveis

Além dos "nativos", o haloween de Barão de Cocais atrai "assustadores foliões" das cidades vizinhas, como Itabira. São três enormes espaços, cada um com um tipo de música e decoração perfeita rimando com todos (todos mesmo) os convidados vestindo preto. E estamos falando de umas 4.500 pessoas que varam a noite. Amanhã contamos mais...

• Última dica, nos arrabaldes de Lavras Novas, é a Saramenha - Artes e Ofícios, do nosso amigo Paulo Rogério Lage.

• Além da cerâmica saramenha, tem artesanato, antiguidades, móveis mineiros e, claro, a divina cozinha saramenha.

• Fica na estrada entre Cachoeira do Campo e Ouro Preto e funciona aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h.

• Hoje, às 19h, suave coquetel de inauguração da nova empreitada da Loja das Festas: o Espaço LF Santa Efigênia.