Mais que uma prática esportiva, a corrida de rua, que já é o quarto esporte mais praticado no Brasil, pode ser um estilo de vida. Afinal, seus benefícios podem ser percebidos em diferentes níveis, desde o condicionamento físico até a melhora na qualidade do sono e no humor, como relata a médica do esporte e coordenadora dos serviços de medicina do exercício e esporte da Rede Mater Dei de Saúde, Carla Tavares.
“A corrida quando praticada de forma regular e segura oferece inúmeros benefícios comprovados pela ciência, como melhora da saúde cardiovascular, reduzindo o risco de infarto, AVC e hipertensão. A prática também auxilia no controle do peso corporal e melhora do metabolismo. Ajuda no fortalecimento muscular e ósseo, além de reduzir ansiedade, depressão e estresse, pois libera endorfinas e melhora o humor. Além disso, melhora a qualidade do sono, a função cognitiva e aumenta a longevidade”, garante.
Leia também: Pressa é inimiga do ritmo.
Segundo a especialista, mesmo quem já pratica atividades físicas regularmente deve levar em consideração as especificidades da corrida e seguir uma boa rotina de alimentação, hidratação, sono e fortalecimento muscular.
“Já para quem busca alta performance, avaliação médica, nutricional, biomecânica e o acompanhamento de um profissional de educação física são essenciais”, acrescenta.
Ande para depois correr
Dicas para iniciar a corrida de rua
- Antes de pôr o pé no chão, ponha a mão na consciência. Vá ao médico, avalie sua saúde e não corra riscos.
- Você não vai correr uma maratona na sua primeira corrida. Comece devagar, com caminhadas e trotes leves e, aos poucos, evolua para corrida.
- Constância é a alma do negócio. Corra pelo menos duas vezes na semana e faça musculação.
- Você não precisa de roupas e acessórios caros. Mas é bom investir em um tênis apropriado e um bom check-up.
- Aproveite o trajeto e não foque apenas na chegada. A corrida pode (e deve) ser prazerosa, divertida e saudável.
Atente-se aos sinais do corpo
Sintomas que podem indicar problemas cardiovasculares, metabólicos ou ortopédicos e que exigem avaliação médica para investigação, tratamento e orientações.
Fique atento se sentir dor no peito, falta de ar desproporcional ao esforço, tontura ou desmaios.
Atente-se às palpitações ou sensação de batimentos descompassados. Cuidado com dores articulares persistentes, especialmente se aumentam com a corrida, e também com fadiga exagerada ou queda de desempenho sem explicação.
Práticas esportivas e hábitos saudáveis
Todos os sábados, neste espaço e nas redes sociais de O TEMPO, os jornalistas Gabriel Rezende, Gláucio Castro, Paula Coura, Raquel Penaforte, Vitor Fórneas e Wallace Graciano vão trazer curiosidades sobre corrida de rua e seus benefícios.
Aliás, também como forma de incentivo, a Sempre Editora entrou para a trend e vai estrear, em 10 de agosto, sua primeira corrida de rua. As modalidades contemplam todos os tipos de atletas: os experientes, com corridas de 10 km. Os intermediários, com 5k, e para aqueles que estão começando, com caminhadas de 3 km. As crianças também poderão participar do evento na caminhada kids.
Corrida de O TEMPO
- Data: 10 de agosto de 2025.
- Horário: 8h.
- Local: Mirante do Belvedere (avenida José Maria Alkimin,138)
- Distância: Corridas de 10km e 5km. Caminhadas de 3km e corrida kids.
- Como se inscrever: no site da TBH Esportes. Clique aqui.