Brasília se prepara para receber as finais inaugurais do Sand Series Tour, entre os dias 3 e 7 de dezembro. A competição significará uma premiação recorde para o beach tennis: 100 mil dólares (R$ 570 mil) a serem divididos entre os competidores.

O torneio terá 8 das melhores equipes de duplas, tanto masculinas quanto femininas. A definição dos participantes será feita após o Aruba Sand Series, entre 14 e 17 de novembro.

A disputa será no Ginásio Nilson Nelson, na capital federal, com duas quadras cobertas. A principal tem capacidade para 10 mil pessoas, enquanto a segunda pode receber 2 mil torcedores.

Será o terceiro Sand Series no Brasil em 2024. Além de Brasília, o evento já foi realizado em São Paulo e Ribeirão Preto. Isso mostra a força do país como centro do beach tennis na atualidade.

Rafael Westruppe preside a Confederação Brasileira de Tênis. Ele exaltou o protagonismo do país na modalidade disputa na areia.

“Estamos extremamente orgulhosos de sediar as finais inaugurais do ITF Beach Tennis Sand Series Tour em Brasília. Este evento marcante não apenas ressalta o compromisso do Brasil em elevar o tênis de praia no cenário global, mas também destaca a dedicação e a paixão que nossa nação traz a este esporte. Ao sediar quase 25% dos eventos globais do ITF Beach Tennis Tour, o Brasil se posicionou firmemente como o epicentro do tênis de praia, demonstrando nossa profunda paixão pelo esporte”, avaliou.

Formato do Sand Seres Tour em Brasília

As oito equipes serão organizadas em dois grupos de quatro. Durante os três dias, elas se enfrentarão. As duas melhores de cada chave avançaram para as semifinais, realizadas com cruzamento direto entre os grupos. Os vencedores disputarão a final.

Os duelos acontecerão em melhor de três sets de tie-break, fugindo do formato rotineiro de dois sets com um tie-break de dez pontos.

Destaque

Iain Smith, chefe do beach tennis, avaliou a importância da competição e seus resultados para o cenário da modalidade.

“O lançamento das finais inaugurais do Sand Series Tour em Brasília marca um momento crucial para o Beach Tennis. Somos profundamente gratos à Confederação Brasileira de Tênis e a todos os envolvidos na BT&BTF pelo apoio para tornar o evento uma possibilidade em 2024”, ponderou.

A Sand Series é o maior nível do ITF Beach Tennis World Tour. O circuito possui cerca de 462 competições e já distribuiu uma premiação de 1.944.500 de dólares (cerca de R$ 11 milhões) na atual temporada.