João Fonseca está oficialmente entre os 50 melhores tenistas do mundo, após atualização do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais. Com 18 anos e 11 meses, ele é o brasileiro mais jovem a atingir essa marca. Além disso, a depender dos resultados das próximas semanas, ele pode ganhar mais posições.
A próxima competição de Fonseca deve ser só no final do mês, no Masters 1000 de Toronto, no Canadá. Contudo, mesmo sem entrar em quadra, os resultados dos atletas que estão na sua frente podem contribuir para uma nova ascensão.
Neste momento, ocorrem os torneios em Los Cabos, no México, e no saibro de Bastad, na Suécia, e Gstaad, na Suíça. Por conta das quedas de Marcos Giron e Pedro Martinez, Fonseca é o 46º no ranking ao vivo. Contudo, o brasileiro precisa ‘torcer’ para o insucesso de Camilo Ugo Carabelli, Tomas Etcheverry, o alemão Daniel Altmaier ou o italiano Luciano Darderi. Estes jogadores podem frear uma nova melhora de colocações.
De todo modo, João Fonseca já fez história. Ele é o 14º melhor brasileiro da história em termos de ranking. Entre os homens, João já é o 10º empatado com Cassio Motta. Flávio Saretta, cujo melhor ranking foi o 44º, é o próximo a ser superado pelo fenômeno carioca.